Lago Municipal, com o novo sistema de iluminação (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Prefeitura de Nova Olímpia deve concluir nas próximas semanas a completa substituição do sistema de iluminação pública da cidade pela tecnologia de LED, mais moderna e mais eficiente.
O investimento total é de R$ 1.117.948,15, sendo a maior parte (R$ 863.298,25) proveniente de recursos próprios do município, através da taxa de iluminação pública, e o restante do governo estadual, através da Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano).
O LED supera em até três vezes a vida útil das lâmpadas de descarga convencionais. Além disso, proporciona substancial aumento do conforto e percepção visual sem poluir o meio ambiente, pois não conta com mercúrio na composição.
O uso da tecnologia adotada em Nova Olímpia amplia o aproveitamento de áreas de lazer, torna ruas e tráfego mais seguros e valoriza monumentos e prédios públicos. “É um benefício e tanto. Estamos felizes por estarmos entre as primeiras cidades da região e do Estado com 100% de cobertura LED”, disse o prefeito Luiz Sorvos.
Na primeira etapa de trabalhos foram contemplados os seguintes trechos urbanos: avenida Brasil (poste 1 a 20), rua Paraná e rua Itália, rua Alameda Porto Alegre, avenida Higienópolis, rua Mato Grosso e avenida Ypiranga, rua São Domingos, rua Nicarágua, rua Canadá, rua Colômbia e rua Guatemala, rua Paraná (Lago Municipal, poste 1 a 8), avenida Higienópolis (poste 1 a 3) e rua México (poste 1 a 19).
Agora, na reta final, estão: avenida Ypiranga (entre a rua São Paulo até o final), rua Nicarágua (entre rua Argentina e rua 1o de Maio), rua Primeiro de Maio (entre rua Nicarágua e Praça dos Trabalhadores) e avenida Ypiranga (entre rua Sergipe e rua Guanabara).
Tendência nacional
Nova Olímpia segue uma tendência nacional. A redução de custos e a preocupação com a sustentabilidade têm gerado mudanças na iluminação pública do Brasil. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desde o ano 2000 mais de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, em aproximadamente 1.300 municípios do país, foram substituídos pelos modelos mais eficientes.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Este site utiliza cookies
Saiba mais