Umuarama

Ação contra a dengue recolhe 5 toneladas de resíduos no Parque Industrial

Cerca de cinco toneladas de resíduos diversos, entre os quais materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, foram recolhidos das vias públicas do Parque Industrial, nesta terça-feira, 18. A ação é parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para combater o avanço da dengue naquela região, que registrou o maior índice de infestação predial de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa), realizado pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental.

Além do Industrial, a região contempla os moradores dos jardins Alto da Glória, Pimentel e Arco-Íris. Embora poucos casos da doença tenham sido registrados no local, o alto índice de infestação por larvas do mosquito levantou a bandeira de alerta. A infestação predial atingiu 5,9% dos imóveis daquela região, o maior índice da cidade (a média geral foi de 2,3%).

Na semana passada os agentes visitaram os imóveis do bairro para orientar os moradores. No trabalho de campo foi solicitado à população o reforço nos cuidados para eliminar focos do mosquito, que costumam se formar em recipientes que acumulam água parada. “A conscientização é importante porque a limpeza e organização do quintal é responsabilidade de cada morador. Os agentes vistoriam e fiscalizam periodicamente, mas o cuidado precisa ser diário”, alerta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

Na terça-feira uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos percorreu o Industrial e bairros próximos com caminhão para retirar os resíduos descartados nas calçadas pela população. Pela manhã foram recolhidos 1.470 quilose e à tarde mais 3.500 quilos de materiais diversos, incluindo móveis velhos e eletrodomésticos inservíveis.

O trabalho dos agentes deve continuar nos outros bairros que também registraram alto índice de infestação, como as regiões das UBS Sonho Meu (4,8%), Lisboa (4,7%), Panorama (4,2%) e Guarani/Anchieta (3,4%). Por localidade, os maiores índices surgiram na Igreja São Paulo (19,2%), Colégio Souza Naves (12%), Alto São Francisco (10,7%), Alto da Glória (9,1%) e Jardim Império do Sol (8,1%).

Na última semana, o boletim de acompanhamento da dengue em Umuarama indicou que o acumulado do ano epidemiológico já chega a 609 casos positivos, dentre as 1.400 notificações. A cidade tem oito unidades de saúde em surto da doença (Centro de Saúde Escola, Jardim Cruzeiro, Guarani/Anchieta, Jardim Panorama, Posto de Saúde Central, 26 de Junho, Jardim União e Conjunto Habitacional Sonho Meu, além de Vila Nova Jerusalém). Outras oito UBS estão em situação de alerta.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais