Foto: Prefeitura de Umuarama
A Secretaria de Meio Ambiente de Umuarama comunica a todos os moradores das propriedades que ficam na Área de Preservação Ambiental (Apa) do Rio Piava, que profissionais técnicos da empresa Ambiente-se! estão realizando um estudo socioeconômico da região e, desta forma, todos serão visitados e convidados a responder a um questionário. Os engenheiros estarão devidamente identificados.
Segundo Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente, o levantamento faz parte da atualização do Plano de Manejo que vai diagnosticar questões sociais e ambientais para o estabelecimento de um modelo de gestão de uma área que tem 83.594.807 m². “Para fazer o Plano de Manejo da Apa do Piava, os profissionais precisam conversar com os moradores, saber as condições em que vivem, suas realidades econômicas e sociais. Baseados nessas informações é que vamos desenvolver nosso modelo de gestão da Apa”, detalha.
O engenheiro ambiental Carlos Henrique Oliva Grudzin Braga, da Ambiente-se! explica que o Plano de Manejo é um instrumento norteador das atividades a serem desenvolvidas em toda essa Unidade de Conservação. “Esse documento técnico vai reunir conhecimentos sobre o meio físico e biológico da área. Nesta primeira fase precisamos da colaboração dos moradores, pois eles nos darão a base para a construção desse diagnóstico”, pontua.
Ele acrescenta que o Plano de Manejo inclui essa etapa do ‘Questionário Multifinalitário’, documento também chamado de Sistema de Informação Territorial. “Produzir esse cadastro é de importância fundamental para o município, que terá subsídios principalmente para a realização de planejamentos urbano e regional. O cadastro serve de base para a tomada de decisões por parte dos gestores públicos”, observa.
SOBRE AS PERGUNTAS
Fernanda Periard Mantonavi, chefe da Divisão de Controle Ambiental, informa que o questionário vai apresentar perguntas simples aos moradores. “Serão perguntas objetivas sobre condições de saúde, escolaridade, aspectos sociais, condições das moradias, enfim, dados que não vão comprometer a segurança das famílias. Vale destacar que os profissionais jamais vão pedir número de documentos, números de contas, cartões etc.”, afirma, destacando que o trabalho está sendo feito em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e pago com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais