18 de maio reforça necessidade de atenção com casos de abuso de crianças e adolescentes
O dia 18 de maio é marcado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de […]
O dia 18 de maio é marcado por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Umuarama, há uma rede de apoio e proteção às crianças vítimas de qualquer violência, seja ela, sexual ou não.
Segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) entre janeiro e abril foram certificados 16 casos na cidade. No ano passado foram 35 casos de violência sexual. “O abuso, na maioria das vezes, é praticado por pessoas próximas (da confiança da família) e, em vários casos, até pessoas da própria família da vítima”, conta Ivo Galdino da Silva, coordenador do Creas.
Os meses de maior incidência no ano passado foram maio e junho justamente por conta da Campanha Faça Bonito. Não significa que as violências ocorrem nesse período, mas sim que as denúncias aumentam devido as inúmeras campanhas de conscientização que são realizadas.
A porta de entrada para as denúncias é o Conselho Tutelar, porém a Capital da Amizade conta com uma rede de apoio e auxílio às vítimas e familiares. As denúncias podem ser feitas pelo disque 100, Polícia Militar (PM) 190 e Conselho Tutelar – 3906-1032 ou 3906-1034; – 98402-9641.
O mês de Maio é identificado pela cor laranja, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes.
No Paraná, ao longo de 2021, o Disque Denúncia recebeu um total de 1.422 registros de violência contra crianças. Deste total, 338 foram referentes a abuso ou exploração sexual (23%). Em 2020, os registros totais foram de 1.577, e os de violência ou abuso sexual foram de 412 (26%).
(Redação, com informações AEN e Assessoria PMU)





