Umuarama

Prefeitura de Umuarama alerta população para presença de capivaras no Lago Aratimbó

Na noite desta quinta-feira (12), por volta das 19h, um veículo atropelou uma fêmea adulta de capivara que atravessava a avenida Paraná. A Central de Monitoramento da Guarda Municipal foi acionada e esteve no local para prestar socorro, com apoio de profissionais da Saau (Sociedade de Amparo de Animais de Umuarama), porém, mesmo com atendimento veterinário, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu uma hora depois.

Segundo Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comenta que desde 2020 uma pequena família de capivaras habita o entorno do Lago Aratimbó, um dos principais cartões-postais de Umuarama. “Já viram a mãe acompanhada por dois filhotes, em várias ocasiões, porém temos relatos de mais capivaras vistas naquela região, desta forma não temos como precisar o número de animais”, afirma.

O que se sabe, segundo Fernanda, é que as capivaras atravessam a avenida geralmente no final da tarde, mas que também aproveitam para tomar sol durante as manhãs e tardes ali no gramado do Lago Aratimbó. “O motorista que atropelou a capivara parou para prestar socorro e foi ele quem acionou a Guarda Municipal. Populares também não demoraram para sinalizar a via. Como a presença desses animais ali está bastante corriqueira, é bom que motoristas prestem bastante atenção ao passar por aquele trecho”, recomenda.

A indicação é a mesma do diretor da GMU, inspetor Valdiney Roberto Rissato. “Aquele trecho da avenida Paraná em frente ao Lago Aratimbó pede atenção especial dos motoristas, pois há sempre grande circulação de pessoas. Como temos também a presença dessas capivaras, é mais um motivo para que os limites de velocidade sejam rigorosamente respeitados”, aponta.

A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Está incluída no mesmo grupo de roedores no qual se classificam as pacas, cutias, os preás e os porquinhos-da-índia. Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano. É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura.

(Assessoria PMU)

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

20 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais