Foto: Arquivo Pessoal
A doença celíaca é quando a pessoa não pode consumir glúten de jeito nenhum. Em Umuarama, um grupo foi criado para troca de informações sobre a doença. E claro que elas também trocam receitas e compartilham dicas sobre alimentos que são livres de glúten.
Os encontros mensais em Umuarama são realizados no Bosque Uirapuru, Lago Aratimbó e também em salas cedidas pela Unipar. O grupo criado é um braço da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) que fica em Curitiba.
A Associação funciona com encontros mensais ou bimestrais, mas principalmente com a acolhida aos pais e familiares de crianças, ou adultos que receberam o diagnóstico da Doença Celíaca ou de sensibilidade ao glúten. Auxiliamos com receitas, na conversa com a escola e principalmente informando sobre a importância da dieta livre de glúten.
Nos encontros são realizadas trocas de informações, desde receitas até estabelecimentos que vendem produtos sem glúten e sobre a disposição dos itens nas prateleiras. No Paraná, há uma lei que regulamenta a disposição correta dos itens sem glúten em prateleiras exclusivas.
No whatsapp o grupo é composto por aproximadamente 100 pessoas que buscam conhecimento sobre a tolerância sofrida por inúmeras pessoas nos tempos atuais. Nos encontros presenciais cerca de 30 pessoas participam.
Os interessados em participar da roda de conversa e conhecimentos podem fazer contato com os seguintes telefones (44) 44 98445-5450 Silvia Tania ou (44) 98835-4824 Eloise. Nas redes sociais também são disseminadas as informações, confira.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais