Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Vereador Ronaldo nega ter pedido propina para facilitar aprovação de loteamento

O vereador Ronaldo disse ainda que “deseja que as denúncias sejam investigadas a fundo pelo Ministério Público

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Vereador Ronaldo nega ter pedido propina para facilitar aprovação de loteamento
Redação
OBemdito
13 de maio de 2022 13h18

Em nota encaminhada pelo Gabinete do vereador Ronaldo Cruz Cardoso, ele nega envolvimento com suspeitas de cobrança de propina para aprovação de um projeto que altera o zoneamento urbano. A denúncia foi apresentada na última segunda-feira (9) no plenário da Câmara.

O vereador justificou a demora para apresentar sua defesa por estar consultando a assessoria jurídica sobre as acusações encaminhadas ao Ministério Público (MP). Os áudios revelados na Câmara Municipal na última segunda-feira (9) pelo vereador João Paulo Maciel de Oliveira, o Sorrisal Amigo do Povo, revelam um diálogo entre o ex-servidor público Valdecir Pascoal Mulato, o Pai Herói, e o empresário Vitor Gaiari.

Durante a conversa entre os dois surge a informação que a análise do projeto do loteamento estava pronta na Prefeitura para ser encaminhada à Câmara e que um vereador iria manter contato pedindo “alguma coisa” para dar celeridade ao trâmite. Tempo depois, ainda segundo o empresário na gravação, Ronaldo Cardoso procurou Vitor e pediu dois terrenos e R$ 30 mil em dinheiro.

Ronaldo Cardoso é presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, a mais importante na liberação de projetos públicos. 

Sobre os áudios, a nota encaminhada por Ronaldo à Câmara diz “que são palavras de um vereador pré-candidato a deputado, interessado na próxima eleição, não havendo qualquer participação, em tais áudios, da voz de Ronaldo. Ainda, não se sabe a procedência destes áudios e nem sua validade jurídica, visto que foram gravados sem qualquer autorização dos interlocutores ou da Justiça, o que é proibido por nossa Legislação”.

Ainda conforme a nota, a assessoria jurídica do vereador Ronaldo já está tomando as providências cabíveis para investigar o ocorrido e tomar as decisões legais e cabíveis ao caso, visto a repercussão que se tomou tal acusação, bem como, pelas claras ilegalidades cometidas.

O vereador Ronaldo disse ainda que “deseja que as denúncias sejam investigadas a fundo pelo Ministério Público e pelo Judiciário, órgãos competentes e desinteressados sobre o caso, punindo quem merece ser punido pelas possíveis ilegalidades cometidas, bem como, esclarecendo à população de Umuarama a verdade sobre o caso”.

(Assessoria Vereador Ronaldo Cruz Cardoso)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.