Foto: Agência Brasil REUTERS/Ueslei Marcelino

Saúde

Cruzeiro do Oeste tem mais casos positivos de Covid 19 na comparação com Umuarama

Foto: Agência Brasil REUTERS/Ueslei Marcelino
Cruzeiro do Oeste tem mais casos positivos de Covid 19 na comparação com Umuarama
Marcos de Oliveira
OBemdito
12 de maio de 2022 12h43

Com a continuidade do serviço de testagem oferecido à população, Cruzeiro do Oeste tem apresentado um número de casos de Covid 19 maior comparado a cidade vizinha de Umuarama.

No Boletim Diário do Coronavírus divulgado na quarta-feira (11), o número de novos casos de Cruzeiro do Oeste era 42 contra 36 de Umuarama. As cidades têm uma diferença de 91 mil habitantes. Mas, então, o que explicaria os casos?

A secretária municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste, Cleicy Ferreira de Souza Sodré, atribui os números ao trabalho que a cidade vem fazendo na prevenção e identificação dos sintomas da doença.

“Enquanto outras cidades optaram por fechar suas tendas de testagem, nós mantemos o ambulatório aberto e investimos na compra de mais testes rápidos. Isso tem ajudado até mesmo a identificar pessoas contaminadas pela dengue, que acabam tendo sintomas semelhantes a Covid. Consequentemente, quem testa mais, confirma mais casos, sem dúvida”, reconhece Sodré.

Embora o número de casos de Covid 19 esteja crescendo, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera Ufemea ameniza a preocupação. “Os municípios da regional têm constatado casos leves de Covid. Quem testa mais encontra mais pacientes assintomáticos. Importante dizer que não temos registros de pacientes graves na região, isso sim seria motivação de preocupação”, concluiu Herrera.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.