Umuarama

Onda de frio atinge Umuarama e temperaturas despencam nesta e na próxima semana

A Capital da Amizade amanheceu especialmente fria nesta quinta-feira (12), resultado da onda de frio que atinge a região sul do país. Por volta das 8 horas da manhã, os termômetros registravam 14°C, e a previsão é que o dia atinja a máxima de 24°C e a mínima seja de 10°C. Apesar do frio, o céu se manterá ensolarado e sem previsão de chuvas.

Alerta amarelo – Declínio de temperatura

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) através de seu programa Alert-AS, emitiu um alerta de nível laranja, para perigo potencial de quedas bruscas de temperaturas. As instruções são para em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199.

No Paraná

Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Sul do País. No Paraná, o dia está começando com tempo estável nas diversas regiões. Nas regiões centro-sul, sul e RMC o amanhecer é gelado, com os termômetros registrando temperaturas abaixo dos 10ºC, com destaque para General Carneiro que registra 4,9ºC, de acordo com meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, da Simepar.

Nesta quinta-feira (12), o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano. No Paraná, o tempo apresenta-se com maior estabilidade. Isto ocorre por conta da incursão de um ar mais seco e menos aquecido. As temperaturas seguem uma tendência de elevação mais lenta entre as regiões, e no leste. com maior variação de nuvens próximo à Serra do Mar, há possibilidade de algum chuvisco.

Previsão para os próximos dias

Predomina no Paraná o tempo estável nesta sexta-feira (13).  Em áreas entre os setores do sudeste e leste, os ventos que sopram do mar, são mais atuante em relação à incursão de um ar mais úmido até estes setores, com mais nuvens e possibilidade de algum chuvisco ocasional, principalmente próximo à Serra do Mar.  A noroeste, as temperaturas se elevam mais até a tarde com o sol predominando durante o dia na região. Nos demais setores se a presentam agradáveis às temperaturas.

Em Umuarama, a previsão é de sexta-feira (13) com temperaturas entre 27°C e 12°C, com céu claro. Já no sábado (14), o dia contará com máxima de 20°C e mínima de 18°C, com pancadas de chuvas registradas ao longo do dia.

Na próxima semana há um registro de frio intenso atingindo a Capital da Amizade. Em especial, na quarta-feira (18) a previsão é que a máxima não ultrapasse 14°C e a mínima seja de 8°C, entretanto o frio acompanha os outros dias da semana. Além disso, devido à onda de frio que atinge a região sul do Brasil nos próximos dias, há previsão de chuva congelante neste fim de semana (14 e 15 de maio).

(Redação, com informações do Simepar e Inmet)

Redação

Recent Posts

Motociclista bate a cabeça e lesiona a costela após colisão com caminhonete em Umuarama

Motociclista de 43 anos sofreu amnésia lacunar e ficou ferido após colisão com uma caminhonete…

5 minutos ago

Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para discutir fortalecimento do SUS

Profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram…

17 minutos ago

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

34 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

42 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

52 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais