Os agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental estão visitando os moradores do Parque Industrial para pedir um reforço nas medidas de combate ao mosquito da dengue. A UBS local, que também atende moradores dos jardins Alto da Glória, Pimentel e Jardim Arco-Íris, teve o maior índice de infestação predial de acordo com o novo Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), divulgado nesta semana.
A mobilização será reforçada com a coleta de materiais que acumulem água, por caminhões da Prefeitura. Embora apenas dois casos da doença tenham sido registrados no bairro, o alto índice de infestação por larvas do mosquito levanta a bandeira de alerta. O Liraa apontou infestação em 5,9% dos imóveis no Industrial, o maior índice da cidade (por UBS), que teve média geral de 2,3%.
“Parece pouco, mas é um volume considerável por conta do raio de ação do mosquito. Se houver circulação do vírus, praticamente todo o bairro pode ser contaminado em pouco tempo. Concentramos as ações para conscientizar a população e eliminar potenciais criadouros”, explicou o secretário municipal da Saúde, Herison da Silva Lima.
Os agentes estão em contato direto com os moradores, orientando sobre os cuidados com água parada, verificando os imóveis e preparando uma ação que será realizada na segunda-feira, 16. “Os caminhões da Prefeitura recolherão materiais inservíveis que possam acumular água, recicláveis, baldes, bacias, brinquedos e móveis velhos, enfim tudo que favoreça a reprodução do mosquito”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
A coleta será iniciada pela manhã e os materiais devem ser colocados nas calçadas. Na última semana, mais casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde – agora são 590, acumulados em todo o município. As localidades com maior incidência da doença já são 83 e as unidades de saúde em surto da doença já são oito (Centro de Saúde Escola, Jardim Cruzeiro, Guarani/Anchieta, Jardim Panorama, Posto de Saúde Central), 26 de Junho, Jardim União e Conjunto Habitacional Sonho Meu, além de Vila Nova Jerusalém). Outras sete UBS estão em situação de alerta.
Além do Industrial, há altos índices de infestação nas regiões das UBS Sonho Meu (4,8%), Lisboa (4,7%), Panorama (4,2%) e Guarani/Anchieta (3,4%). Por localidade, os maiores índices estão na Igreja São Paulo (19,2%), Colégio Souza Naves (12%), Alto São Francisco (10,7%), Alto da Glória (9,1%) e Jardim Império do Sol (8,1%).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais