Foto PMU
Com uma média de 800 bolsas coletoras para ostomias distribuídas por mês, o Setor de Assistência em Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (5) o 1° Encontro de Ostomizados de Umuarama, com o tema ‘O Cuidado da Pessoa Ostomizada’. O evento teve como objetivo promover suporte técnico, troca de vivências e apresentar novas informações a pacientes, familiares e profissionais.
A assistente social Caroline Oliveira Bagli, coordenadora do Setor de Assistência em Saúde, pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura, ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina.
“Assim como auxiliar na respiração ou na alimentação, essa abertura se chama estoma (ou ostoma). Atendemos em nosso setor a 80 pacientes ativos, oferecendo todo apoio necessário”, relata.
Durante o encontro foram apresentados temas como cuidados especiais para as pessoas ostomizadas e prevenção e tratamento de complicações no estoma.
“Neste primeiro encontro, o destaque foi o momento em que os pacientes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e vivências com a ostomia. Essa troca de conhecimentos foi bastante estimulante, tanto que já estamos programando uma série de encontros mensais”, comentou a nutricionista Taís Campos André Rodrigues.
Oferecer informações sobre os cuidados para que as pessoas ostomizadas possam viver com qualidade e de forma autônoma é um dos objetivos da equipe técnica do Setor de Assistência em Saúde.
“Disponibilizar, sem custo algum ao paciente, todo material, informações e apoio necessários para que ele tenha uma vida o mais tranquila possível é nossa determinação”, resume Aparecida Cristina Marcos, profissional do Setor, responsável pela entrega das bolsas coletoras.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais