Paraná

Paraná: Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais é aprovado no primeiro turno

Foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira (4), o projeto de lei que proíbe aplicação de piercings ou tatuagens em animais silvestres e domésticos no Paraná. O descumprimento da medida pode ser punido com perder a guarda do animal e até ser impedido de ser tutor de animais por até cinco anos.

A medida também expressa que o profissional que realizar a aplicação de tatuagem ou piercing no animal terá cassada a inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo prazo de cinco anos. Em casos de reincidências, a pena será aplicada em dobro.

A justificação, segundo os autores da proposta, é que a aplicação de tais procedimentos estéticos é somente modificar o animal sob as preferências e gostos dos tutores, gerando transtornos injustificáveis aos animais.

“É uma judiação. As pessoas, às vezes, têm tatuagem e elas acham que seus animais de estimação têm que ter também. Já vimos casos de animais que morreram por causa dessa prática. É fora do contexto a pessoa depilar um gato ou um cachorro e tatuá-lo. É dolorido para os animais e se configura maus tratos. Animal não é coisa para se fazer o que quer com ele”, afirma Amaro, um dos autores.

A proposta ainda passará por dois turnos de votação, e poderá receber alguma emenda antes de ir à sanção do governador do Paraná, Ratinho Junior.

(Redação, com informações do RIC Mais)

Redação

Recent Posts

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

20 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

36 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

57 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais