Umuarama

Combate à dengue revela que população deixa muito lixo nas ruas da cidade

O combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti – foi estendido mais uma vez ao Bosque dos Xetá, ambiente muito frequentado pela população e que recebe o despejo de várias redes de galerias pluviais, que a cada chuva transportam todo o lixo jogado pela população nas ruas da cidade.

Dezenas de sacos de lixo foram recolhidos em um trabalho voluntário coordenado pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde.

A coleta, realizada na manhã do último sábado, envolveu agentes de combate a endemias (ACE), atiradores do Tiro de Guerra 05.012, voluntários do Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue em Umuarama e alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal.

O grupo percorreu várias trilhas e as margens dos córregos que cortam o bosque, onde o lixo estava acumulado em maior volume.

Foram encontradas muitas garrafas PET, sacolas, copos descartáveis, caixas, potes e diversos materiais que acumulam água e que, nesta condição, favorecem a reprodução do mosquito. Os materiais foram recolhidos e encaminhados para o aterro sanitário municipal.

Infelizmente a população deixa muito lixo nas ruas da cidade. Esse material vai para as galerias pluviais e acaba sendo levado até o lago, o bosque e outras saídas, contribuindo para a proliferação de focos do mosquito. “Para ajudar a combater a dengue é importante deixar o lixo ensacado e no local adequado para a coleta”, orientou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

“Pedimos encarecidamente que a população colabore com o enfrentamento da dengue cuidando bem dos seus quintais. Não deixem resíduos acumulados. Tirem um tempinho do seu dia para fazer uma varredura no quintal porque o combate à dengue eu um dever e uma obrigação de todos”, completou a coordenadora.

Os casos de dengue continuam aumentando em Umuarama. Na última semana mais 93 pessoas testaram positivo, elevando para 576 o total de casos acumulados em todo o ano epidemiológico.

A doença já está presente em 83 localidades do município. As notificações totalizam 1.283 desde agosto passado e 71 casos suspeitos seguem em investigação.

Oito regiões estão em surto de dengue: as UBS Centro de Saúde Escola, com 198 casos, Panorama (85), Posto Central (49), Guarani/Anchieta (45), Jardim Cruzeiro (41), Jardim União (18), 26 de Junho (16) e Sonho Meu (11 casos), além da zona rural (8) e do povoado de Nova Jerusalém (2). Outras localidades estão em situação de alerta: Primeiro de Maio, Cidade Alta, Jabuticabeiras, Jardim Lisboa, Ouro Branco, San Remo e Vitória Régia.

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais