Marta Paula Publisher do OBemdito

ONG criada no Sonho Meu abre oportunidade de inserção no mercado de trabalho

Flávio Mendes, responsável pela ONG
ONG criada no Sonho Meu abre oportunidade de inserção no mercado de trabalho
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 23 de maio de 2021 às 16h52 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 05h53

A Associação Cultura, Esporte e Lazer (ACEL) foi criada há 4 anos no bairro Sonho Meu. O principal papel da associação é resgatar das ruas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O Sonho Meu é um dos bairros mais novos e ao mesmo tempo mais populosos de Umuarama. A ideia da ONG nasceu do Flávio Mendes. ‘’Criei a associação para atender as crianças 0 a 16 anos e poder dar a elas uma opção de vida não se envolverem no mundo do crime‘’, disse.

Além do papel social realizado no bairro, a ACEL também busca inserir jovens e adultos de alguma forma no mercado de trabalho. Desta forma surgiu a ACEL Recicláveis, que ocupa várias pessoas em busca de trabalho.

‘’Buscamos parcerias com empresários e conseguimos esse espaço aqui no aterro do El Shadai para trazer o material reciclável. Aqui fazemos a separação do lixo seco que vem em meio aos entulhos‘’, explica.

Hoje são 10 pessoas trabalhando de forma indireta no local. Elas são responsáveis por fazer toda a separação e destinação dos materiais recicláveis, que depois de organizados são encaminhados para a comercialização. O lixo acabando virando renda para as famílias.

‘’Por mês temos coletado 3 toneladas de material. Isso traz renda para muita gente que não tinha de onde tirar o sustento. Trinta por cento do lucro fica com a entidade, para manutenção de atividades e distribuição de cestas básicas, e o restante, 70%, vai para os trabalhadores ‘’, observa Flávio.

O trabalho caminha junto com projeto social. Pessoas que já tiveram envolvimento com crimes, uso de drogas e álcool são chamadas para uma nova oportunidade de vida. “Até agora já passaram 50 pessoas por aqui. Muitas conseguiram outros empregos e estão felizes. Também têm aqueles que não sabem acatar a nova chance e abandonam no meio do caminho”.

Divididos em grupos, os membros da associação percorrem empresas e condomínios da cidade. Quem quiser colaborar, doando recicláveis como papeis, latas, plásticos e alumínio, pode manter contato com o Flávio Mendes pelo fone/whatsApp 44 98413 2774. O contato também é válido para pessoas que estejam precisando de trabalho e se encaixa no estatuto da ONG.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.