Umuarama

Deputados apuram em Umuarama denúncias sobre ‘fura-filas’ na vacinação

A Comissão Especial de Investigação (CEI), da Assembleia Legislativa que apura fraudes na fila da vacinação contra a Covid-19 no Paraná fará uma diligência em Umuarama nesta sexta-feira (21).

São esperados o presidente da Comissão, deputado Fernando Francischini, e o membro titular deputado Delegado Jacovós. 

Eles devem se reunir na Prefeitura e manter audiência com o promotor de justiça Diogo de Araújo Lima, do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa), divisão do Ministério Público (MP).

Uma ação do Ministério Público, que resultou na operação Metástase, investiga o desvio de R$ 19 milhões em verbas do Fundo Municipal de Saúde e possíveis casos de pessoas que burlaram a ordem de imunização na cidade.

Em um vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (19) o prefeito Celso Pozzobom disse que o valor apresentado pelo Ministério Público se trata do total de recursos disponibilizados em emendas para a saúde de Umuarama, e não em uma soma supostamente desviada.

O objetivo da CEI, conforme Francischini, é colher informações para compor um relatório final a ser apresentado na Assembleia. “Vamos construir uma proposta legislativa que acabe com a possibilidade de se furar a fila. Afinal devemos ter mais vacinações nos próximos anos”, afirmou.

Jacovós classificou “repugnante” a atitude dos fira-filas da vacinação. “Não podemos aceitar estes indivíduos que se acham melhor que todos, colocando o egoísmo, individualismo e o desprezo pela sociedade que vivem como sua prioridade”.

A primeira diligência da CEI foi em Rio Branco do Sul, no fim de abril. Nesta quinta-feira (20) a comissão mantém agenda em Apucarana, onde uma voluntária do município para a campanha de imunização desviou doses de vacina contra a Covid.

Além de Francischini e Jacovós, também são titulares da CEI os deputados Hussein Bakri, Nelson Justus, Arilson Chiorato,Tiago Amaral e Michele Caputo. Os suplentes são: Emerson Bacil, Artagão Junior, Paulo Litro, Tadeu Veneri, Anibelli Neto e Galo.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais