Umuarama

Deputados apuram em Umuarama denúncias sobre ‘fura-filas’ na vacinação

A Comissão Especial de Investigação (CEI), da Assembleia Legislativa que apura fraudes na fila da vacinação contra a Covid-19 no Paraná fará uma diligência em Umuarama nesta sexta-feira (21).

São esperados o presidente da Comissão, deputado Fernando Francischini, e o membro titular deputado Delegado Jacovós. 

Eles devem se reunir na Prefeitura e manter audiência com o promotor de justiça Diogo de Araújo Lima, do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa), divisão do Ministério Público (MP).

Uma ação do Ministério Público, que resultou na operação Metástase, investiga o desvio de R$ 19 milhões em verbas do Fundo Municipal de Saúde e possíveis casos de pessoas que burlaram a ordem de imunização na cidade.

Em um vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (19) o prefeito Celso Pozzobom disse que o valor apresentado pelo Ministério Público se trata do total de recursos disponibilizados em emendas para a saúde de Umuarama, e não em uma soma supostamente desviada.

O objetivo da CEI, conforme Francischini, é colher informações para compor um relatório final a ser apresentado na Assembleia. “Vamos construir uma proposta legislativa que acabe com a possibilidade de se furar a fila. Afinal devemos ter mais vacinações nos próximos anos”, afirmou.

Jacovós classificou “repugnante” a atitude dos fira-filas da vacinação. “Não podemos aceitar estes indivíduos que se acham melhor que todos, colocando o egoísmo, individualismo e o desprezo pela sociedade que vivem como sua prioridade”.

A primeira diligência da CEI foi em Rio Branco do Sul, no fim de abril. Nesta quinta-feira (20) a comissão mantém agenda em Apucarana, onde uma voluntária do município para a campanha de imunização desviou doses de vacina contra a Covid.

Além de Francischini e Jacovós, também são titulares da CEI os deputados Hussein Bakri, Nelson Justus, Arilson Chiorato,Tiago Amaral e Michele Caputo. Os suplentes são: Emerson Bacil, Artagão Junior, Paulo Litro, Tadeu Veneri, Anibelli Neto e Galo.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

40 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais