Umuarama

Planejamento Urbano: Construção Civil aprova 30 mil m² de obras em Umuarama

Após um início de ano com volume bem abaixo da média histórica, a construção civil de Umuarama deu fortes sinais de recuperação em março, com a aprovação de mais de 30 mil m² de projetos para novas construções, reformas e ampliações. Nos últimos 10 anos, tomando-se os meses de março, o volume só não foi maior que o registrado em 2015 – quando a Prefeitura autorizou pouco mais de 40 mil m² de obras.

A relação de projetos aprovados foi apresentada nesta quarta-feira, 6, pela Diretoria de Planejamento Urbano do município. Conforme o diretor responsável, Antônio Carlos Lavagnini, foram liberados exatos 31.104,77 m² de obras – superando o acumulado entre janeiro (8.187,77 m²) e fevereiro deste ano (12.629,80 m²).

“Janeiro é um mês em que a aprovação de projetos costuma oscilar bastante. Entre 2013 e 2022, o primeiro mês do ano variou entre 5,7 mil m² (em 2018) a até 26,4 mil m² (2014). Neste ano, o baixo volume também pode ser atribuído ao recorde de projetos aprovados em dezembro de 2021 (40 mil m²), que foi o melhor mês do ano para a construção e o melhor dezembro dos últimos 10 anos”, explicou o diretor.

Apesar da média do primeiro trimestre deste ano – que foi de 17.307,45 – estar ainda um pouco abaixo da média anual dos últimos anos (em torno de 22 mil m²), o cenário é visto com otimismo para o setor, na avaliação do prefeito Hermes Pimentel.

“Teremos grandes projetos habitacionais a serem lançados em 2022. Por parte da iniciativa privada, a confiança está se recuperando após dois anos de pandemia que causaram grande impacto econômico. Acredito que teremos um ótimo ano na construção civil, com geração de muitos empregos, diversos empreendimentos públicos e privados e grande movimentação no comércio e na prestação de serviços, afinal o setor imobiliário é um dos principais motores da nossa economia”, afirmou Pimentel.

A opinião é compartilhada pelo diretor de Obras. Ele lembra que além de tudo que o prefeito mencionou, a construção civil também movimenta o comércio de móveis, eletrodomésticos, decoração, materiais elétricos, câmeras de monitoramento, comunicações e outros. “O setor é o centro de um sistema amplo de serviços que fazem a economia girar, garantindo empregos – são mais de 5 mil diretos –, divisas para o município e desenvolvimento”, completou Antônio Lavagnini.

(Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

49 segundos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

30 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

1 hora ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

1 hora ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais