Umuarama

Umuarama registra aumento de 187% na procura por novos títulos eleitorais

Faltando pouco menos de um mês para esgotar os prazos para regularizar o título eleitoral, Umuarama teve crescimento de 187% na procura de novos alistamentos (pessoas com 16 anos). A informação é do cartório da 89ª Zona Eleitoral.

O prazo termina no dia 4 de maio para quem deseja votar nestas eleições e ajudar a escolher o novo presidente, deputados, senadores e governadores dos estados.

De acordo com dados do cartório da 89ª Zona Eleitoral, Umuarama tinha 7.400 eleitores aptos a votar em 2020 e até o momento são 79.900 mil, ou seja, 1.500 mil novos títulos em todas as faixas etárias.

O chefe do cartório eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, reforça a importância de exercer o direito do voto. “É por meio do voto que os brasileiros escolhem seus representantes no Poder Legislativo (vereador, deputado estadual, federal, senador) e no Poder Executivo (prefeito, governador e presidente). Por isso a eleição é tão importante. Ao votar, o cidadão pode ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado”, sublinhou.

É movido por esse sentimento de mudança, que Furlan acredita que muitos jovens estejam despertando interesse mais cedo pelo título eleitoral. “Nós estamos fazendo campanhas nas escolas e apresentando o Projeto Jovem Eleitor, para conscientizá-los sobre a importância do voto e para que esses eleitores também venham participar das decisões políticas do País”, apontou.

Os jovens podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro).

On-line

Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Título.Net e seguir passo a passo as orientações. 

Pelo Google Play ou App Store é possível baixar o aplicativo e garantir a via digital do título de eleitor. Em caso de outras dúvidas basta ligar para o Disque-eleitor: 0800-640-8400 (ligação gratuita).

Mais de 14 mil títulos foram cancelados em Umuarama

Em Umuarama, 1.139 títulos estão suspensos e outros 14.163 foram cancelados e também têm o mesmo prazo de 4 de maio para regularizar sua situação.

Em regra, quem deixa de votar em 3 eleições consecutivos, não justifica e nem recolhe a multa por ausência às urnas, após o processo de apuração de faltosos, a inscrição eleitoral é cancelada.

“Mas é preciso destacar quem se enquadrar nas hipóteses acima na eleição de 2020, por ora não sofrerá nenhuma consequência, por conta da suspensão pelo TSE da cobrança de multa (R$ 3,51), em razão da pandemia”, comenta o chefe do cartório eleitoral, Carlos Sérgio Furlan.

Em caso de dúvida, o eleitor deve consultar o site do TSE para confirmar a regularidade de seu título no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/

Marcos de Oliveira

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais