Foto: Arquivo OBemdito
Faltando pouco menos de um mês para esgotar os prazos para regularizar o título eleitoral, Umuarama teve crescimento de 187% na procura de novos alistamentos (pessoas com 16 anos). A informação é do cartório da 89ª Zona Eleitoral.
O prazo termina no dia 4 de maio para quem deseja votar nestas eleições e ajudar a escolher o novo presidente, deputados, senadores e governadores dos estados.
De acordo com dados do cartório da 89ª Zona Eleitoral, Umuarama tinha 7.400 eleitores aptos a votar em 2020 e até o momento são 79.900 mil, ou seja, 1.500 mil novos títulos em todas as faixas etárias.
O chefe do cartório eleitoral, Carlos Sérgio Furlan, reforça a importância de exercer o direito do voto. “É por meio do voto que os brasileiros escolhem seus representantes no Poder Legislativo (vereador, deputado estadual, federal, senador) e no Poder Executivo (prefeito, governador e presidente). Por isso a eleição é tão importante. Ao votar, o cidadão pode ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado”, sublinhou.
É movido por esse sentimento de mudança, que Furlan acredita que muitos jovens estejam despertando interesse mais cedo pelo título eleitoral. “Nós estamos fazendo campanhas nas escolas e apresentando o Projeto Jovem Eleitor, para conscientizá-los sobre a importância do voto e para que esses eleitores também venham participar das decisões políticas do País”, apontou.
Os jovens podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro).
Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Título.Net e seguir passo a passo as orientações.
Pelo Google Play ou App Store é possível baixar o aplicativo e garantir a via digital do título de eleitor. Em caso de outras dúvidas basta ligar para o Disque-eleitor: 0800-640-8400 (ligação gratuita).
Em Umuarama, 1.139 títulos estão suspensos e outros 14.163 foram cancelados e também têm o mesmo prazo de 4 de maio para regularizar sua situação.
Em regra, quem deixa de votar em 3 eleições consecutivos, não justifica e nem recolhe a multa por ausência às urnas, após o processo de apuração de faltosos, a inscrição eleitoral é cancelada.
“Mas é preciso destacar quem se enquadrar nas hipóteses acima na eleição de 2020, por ora não sofrerá nenhuma consequência, por conta da suspensão pelo TSE da cobrança de multa (R$ 3,51), em razão da pandemia”, comenta o chefe do cartório eleitoral, Carlos Sérgio Furlan.
Em caso de dúvida, o eleitor deve consultar o site do TSE para confirmar a regularidade de seu título no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais