O médico Celso Gomes, do Ambulatório de Infectologia de Umuarama, participou nesta terça-feira (5) de encontro com o público assistido pelo Caps II (Centro de Atenção Psicossocial), onde falou sobre o aumento crescente no número de casos de dengue na cidade. Ele alertou também para os perigos do zikavírus e da febre chikungunya.
Dr. Celso reforçou que os profissionais da Vigilância em Saúde estão preocupados com a evolução dos casos em Umuarama. “Nesta semana as regiões de mais duas unidades básicas de saúde entraram em surto. O Jardim Panorama, com 29 positivos, e o Posto de Saúde Central, com 21, se juntaram ao Centro de Saúde Escola (CSE), que lidera o ranking com 88 casos confirmados desde agosto do ano passado”, relatou.
Ele comentou ainda que há anos os brasileiros convivem com campanhas contra a dengue em todas as mídias, porém muita gente parece não se preocupar com o tema.
“A dengue mata. A dengue é uma doença grave. Não podemos permitir que surtos recomecem, como em tantos anos já aconteceram. E a luta é de todos, de cada um de nós, que devemos fazer nossa parte e dedicar alguns minutos que sejam a eliminar os focos do mosquito”, pontuou.
Um grande problema, segundo o médico, é a facilidade de procriação do Aedes Aegypti. “Cada fêmea adulta põe em torno de 100 ovos a cada três dias e ela vive em média 30 dias. Esses ovos são capazes de resistir em ambientes sem água por cerca de 500 dias. E quando aparece a água, rapidamente a larva surge e em sete dias estará o mosquito formado e pronta para sair por aí picando as pessoas”, detalhou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais