Foto: Assessoria Câmara
O Projeto de Lei Ordinária 20/2022, da vereadora Ana Novais, entrou em segunda discussão e votação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama da última segunda-feira (4). A proposta recebeu aprovação unânime.
O texto discorre sobre a permissão de as profissionais denominadas de doulas no acompanhamento de mulheres trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos hospitalares do Município, com custas do serviço arcadas pela parturiente.
Durante a sessão, três profissionais que atuam na área, Mariani Barbosa da Silva Policarpo, Daysi Maria Murio Ribeiro Rodrigues e Bruna Fernanda Bergamasco fizeram uso da tribuna livre e destacaram a conquista para a classe, e, em especial para as mães, que a partir de agora poderão solicitar o serviço de doulas em qualquer entidade na qual forem dar a luz no município.
O projeto também determina que maternidades e os estabelecimentos de saúde da rede municipal ou privada são obrigados a permitir a presença de doulas, sempre que solicitadas pela parturiente. As profissionais precisam ter cadastro firmado pelos estabelecimentos hospitalares e congêneres.
Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, com Certificação Ocupacional concluída para essa finalidade. O termo é de origem grega e significa “mulher que serve”, sendo a palavra utilizada atualmente para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.
GALERIA
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 02/2022, nomeando a galeria de Ex-Presidentes e de Ex-Vereadores da Câmara Municipal como “Galeria Mauro Wanderlei Spina”. Referida galeria foi criada pela resolução 03/2020, de 23 de dezembro de 2020, porém, até o presente momento não havia recebido denominação.
Mauro Wanderlei Spina, que foi vereador atuante por quatro mandatos, sendo também Presidente da Câmara Municipal de Umuarama no biênio de 1985/1987.
Antes da votação, o presidente da Câmara, vereador Fernando Galmassi destacou que projeto é assinado pela Mesa Diretora – Fernando Galmassi (presidente) Cris das Frutas (vice-presidente) Clebão dos Pneus (primeiro secretário) e Ronaldo Cruz Cardoso (segundo secretário). No entanto, Galmassi pediu para que os demais colegas assinassem conjuntamente a propositura que, submetida a votação, teve aprovação unânime.
VIAS PÚBLICAS
Assinado pelo vereador Ednei do Esporte, o Projeto de Decreto Legislativo 03/2022, propõe a denominação de vias públicas no município, tendo recebido aprovação unânime.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais