Umuarama

Prefeitura estuda novo contrato para transporte coletivo urbano em Umuarama

O prefeito Hermes Pimentel constituiu, por meio da portaria 1.357/2022, uma comissão para estudo e viabilização do novo contrato do transporte coletivo urbano de Umuarama, bem como a redefinição das rotas a serem adequadas com a licitação que está sendo preparada para concessão deste serviço público.

Sob a presidência da diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer, a comissão analisará o traçado das linhas urbanas do transporte coletivo, planejar e definir novas rotas de acordo com a necessidade dos usuários. A concessionária atual utiliza linhas estabelecidas há décadas, que precisam ser atualizadas diante do desenvolvimento habitacional registrado pela cidade nos últimos anos.

Além disso, a comissão vai analisar o contrato da empresa que presta serviço de transporte coletivo urbano, planejar e definir as diretrizes de elaboração do edital de licitação para uma nova concessão de exploração do serviço de transporte público e a elaboração do novo contrato. Apresentará, ainda, um estudo amplo e detalhado das análises elencadas para avaliação do prefeito Hermes Pimentel.

A decisão do prefeito em constituir a comissão especial considera, entre outros fatores, as dificuldades que os usuários têm enfrentado com a redução do horário de circulação dos ônibus e a suspensão total do transporte aos domingos – anunciada no último dia 18.

As medidas foram implementadas de forma unilateral pela concessionária, sob a alegação de desequilíbrio econômico do contrato, tendo em vista a queda no número de passageiros transportados e a alta dos insumos.

A redução dos horários ocorreu apesar de a administração municipal repassar um subsídio mensal de R$ 70 mil à empresa, para reduzir os impactos da crise sem ter de onerar os usuários com um aumento na cobrança do passe.

A decisão leva em conta ainda decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama, Marcelo Pimentel Bertasso, e o inquérito civil do Ministério Público que pede a nulidade do contrato entre o município de Umuarama e a Viação Umuarama, apontando ilegalidade na prorrogação por 10 anos do contrato em 2014, e solicita que a Prefeitura realize procedimento licitatório no prazo de seis meses, para uma nova concessão.

Na última semana a administração municipal instaurou um processo administrativo para apurar a conduta da viação diante do que determina o contrato com o município.

(Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

13 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

50 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

1 hora ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais