A vereadora de Umuarama Ana Novais publicou em suas redes sociais que levará ao Ministério Público (MP) a informação da Sanepar sobre a contaminação da água com a presença do parâmetro ácido arsênico.
“A informação da Sanepar sobre a presença da substância é muito grave e levarei o caso para o Ministério Público (MP)”, postou a vereadora, citando que o Procon também vai custear a realização de contraprovas, que serão realizadas em laboratório independente, em ação que será acompanhada e coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde.
O Procon instaurou procedimento de investigação preliminar e apura junto aos órgãos de saúde o resultado da análise feita pela Sanepar, a partir do apontamento dos estudos feitos entre os anos de 2018 e 2020 e publicado pelo Portal de Notícias Repórter Brasil e repercutido pelo Portal OBemdito.
O estudo revelou a presença na água de Umuarama de substâncias químicas e radioativas que podem trazer desde uma simples diarreia e até mesmo câncer. Os dados divulgados são resultados de testes realizados por empresas e órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.
A Sanepar divulgou na sexta-feira (25) que água distribuída em Umuarama passa por 9 mil análises mensais. Além disso, a companhia informou que o arsênio encontrado em amostra de água de Umuarama estava no frasco usado para a coleta.
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Este site utiliza cookies
Saiba mais