A vereadora de Umuarama Ana Novais publicou em suas redes sociais que levará ao Ministério Público (MP) a informação da Sanepar sobre a contaminação da água com a presença do parâmetro ácido arsênico.
“A informação da Sanepar sobre a presença da substância é muito grave e levarei o caso para o Ministério Público (MP)”, postou a vereadora, citando que o Procon também vai custear a realização de contraprovas, que serão realizadas em laboratório independente, em ação que será acompanhada e coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde.
O Procon instaurou procedimento de investigação preliminar e apura junto aos órgãos de saúde o resultado da análise feita pela Sanepar, a partir do apontamento dos estudos feitos entre os anos de 2018 e 2020 e publicado pelo Portal de Notícias Repórter Brasil e repercutido pelo Portal OBemdito.
O estudo revelou a presença na água de Umuarama de substâncias químicas e radioativas que podem trazer desde uma simples diarreia e até mesmo câncer. Os dados divulgados são resultados de testes realizados por empresas e órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.
A Sanepar divulgou na sexta-feira (25) que água distribuída em Umuarama passa por 9 mil análises mensais. Além disso, a companhia informou que o arsênio encontrado em amostra de água de Umuarama estava no frasco usado para a coleta.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais