Umuarama

Câmara recebe pedido de afastamento do prefeito Celso Pozzobom

Um pedido de afastamento cautelar do prefeito Celso Pozzobom das atividades no Executivo foi protocolado na manhã desta segunda-feira (17) na Câmara de Umuarama. A petição, de 19 páginas, é assinada por sete pessoas da comunidade e foi entregue ao secretário geral do Legislativo, Temisthoklis Falias. Também estavam presentes os vereadores Ana Novais e Sorrisal.

São signatários do pedido: o médico veterinário Stefano Demczuk, o médico Igor Nery, a tecnóloga Ana Cristina da Silva, a empresária Neli Teixeira, a autônoma Dulce Serafim Vieira, o aposentado Pedro Forte e o engenheiro civil Diego Vinícius Vieira Paisana, direta ou indiretamente ligados ao movimento bolsonarista.

Em um vídeo, Demczuk (pronuncia-se Denzuk) afirma que o objetivo é preservar as investigações da operação Metástase e dar “mais tranquilidade” para o prefeito se defender das acusações feitas pelo MP (Ministério Público) no âmbito da operação Metástase, deflagrada no último dia 5 de maio. 

Nesta segunda-feira (17) os vereadores votarão o requerimento para a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde. A finalidade é investigar os supostos desvios de recursos do Fundo Municipal de Saúde, que de acordo com o MP, podem chegar a R$ 19 milhões. 

A base de apoio do prefeito na Câmara deve votar pela CPI e trabalhar para ter maioria no pedido de rejeição do afastamento, argumentando que não há necessidade das duas decisões neste momento, até porque o Ministério Público já vem fazendo uma devassa na gestão de Pozzobom.

Como seria um eventual afastamento

O pedido de afastamento cautelar de Pozzobom pode entrar na pauta desta segunda-feira, na sessão ordinária das 19h30, ou ficar para semana que vem. O presidente da Câmara precisa ler o documento para o plenário e este decide se aceita ou não a proposição popular, levando-o para a próxima sessão ordinária. 

Nessa nova sessão, é sorteada uma comissão de três vereadores para relatar a denúncia. O prefeito é imediatamente comunicado e passa a contar o prazo de 15 dias para sua defesa prévia. 

Na sequência, a comissão julga se aceita ou não os argumentos do prefeito. Sim ou não, a decisão do grupo é novamente encaminhada para o julgamento do plenário, que decidirá pelo afastamento ou pelo arquivamento do pedido.

O afastamento se daria no tempo em que durassem as investigações sobre os eventuais desvios na saúde. 

Um advogado especialista ouvido por OBemdito disse que um desfecho para um eventual afastamento de Pozzobom pode durar, na melhor das hipóteses, de um mês e meio a dois meses.

Receba as informações de OBemdito em primeira mão no seu celular. Clique aqui e acesse nosso Telegram.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Portais de luz voltarão a enfeitar as ruas do centro de Umuarama neste Natal

Após apelo da população e dos comerciantes, os tradicionais portais de luz voltarão a enfeitar…

4 horas ago

Corpo de Bombeiros de Umuarama combate incêndio em borracharia na noite desta quinta

O Corpo de Bombeiros de Umuarama realizou o combate a um incêndio em uma borracharia…

4 horas ago

Umuarama projeta espaço com pista profissional de skate na Praça Oscar Thompson

A Prefeitura de Umuarama está finalizando o projeto de um novo espaço de esporte, lazer…

5 horas ago

Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam numericamente com 50% dos votos válidos

Em uma disputa presidencial marcada pelo acirramento na reta final do segundo turno, os candidatos…

5 horas ago

Rocam do 25º BPM prende duas pessoas por suspeita de tráfico de drogas em Umuarama

Uma equipe da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), do 25º Batalhão da Polícia…

6 horas ago

Toledo passa a ter 14º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável por 20 municípios

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oficializou nesta quinta-feira (22) a criação do…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais