Fotos: Assessoria PMU
Mais 60 casos de dengue foram confirmados pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental nesta sexta-feira (18), acumulados ao longo da semana em Umuarama.
O número de localidades com incidência da doença aumentou de 44 para 51, bem como as unidades básicas de saúde em situação de alerta – eram quatro na semana passada e agora são sete, além da condição de surto mantida na UBS Centro de Saúde Escola.
Estão em nível de alerta (risco médio) as regiões das UBS Jardim Cruzeiro, Cidade Alta, Jardim Panorama, Anchieta/Guarani, Posto de Saúde Central, Jardim União e Conjunto Sonho Meu. Nas demais a situação é de baixa incidência.
Os casos de dengue acumulados desde o início do período sazonal (agosto/21) aumentaram de 103 na semana passada para 163 nesta sexta, enquanto as notificações passaram de 474 para 547 (mais de 100 em uma semana). Há ainda 19 possíveis casos em investigação e 365 suspeitas da doença foram descartadas.
Continuam sem confirmações de dengue as UBS Bem-Estar, 26 de Junho e Ouro Branco, na sede, e as unidades dos distritos de Lovat, Nova Jerusalém, Roberto Silveira, Santa Eliza, Serra dos Dourados e Vila Nova União.
O clima das últimas semanas, com chuva e forte calor, favorece a reprodução do mosquito transmissor e, com isso, a disseminação da doença. Por isso é imprescindível manter o quintal livre de recipientes e materiais que possam acumular água.
AÇÃO ADIADA
A ação contra a dengue que seria realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama), na manhã desde sábado, (19), no Lago Aratimbó e no Bosque dos Xetá foi adiada mais uma vez, em virtude da previsão de chuva. A campanha “Todos contra a Dengue” busca conscientizar a população sobre a doença e a importância das medidas preventivas.
A ideia é distribuir panfletos e realizar um ‘pente-fino’ para eliminar recipientes que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 05.012, Rotaract, voluntários e agentes de combate a endemias.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira, disse que uma nova data será marcada para a ação e anunciada oportunamente.
(Assessoria PMU)
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais