Foto: Danilo Martins/OBemdito
O retorno da Expo Umuarama tem um significado especial para os feirantes. Não é à toa que muitos deles percorrem quilômetros nessa época do ano para participar do evento e fechar bons negócios.
As barraquinhas de venda de doces e salgados estão entre os comércios mais atingidos no período de suspensão da feira por conta da pandemia. Foram dois anos de muita agonia e queda no faturamento. Quem conseguiu manter as atividades teve que apelar para outras fontes de renda.
Foi assim com a dona da barraca Cocada Caseira, Maria Luciene Ortola da Costa. A última vez que ela trabalhou vendendo cocada foi justamente na Expo Umuarama. “Com a proibição das aglomerações todas as festas foram suspensas. Nesse período nossa família manteve a renda com o dinheiro do aluguel de um barracão”, revelou.
Para estar na Expo Umuarama, Luciene veio com sete pessoas de Fernandópolis, distante a 680 quilômetros. E o esforço, diz ela, vale muito a pena. “Voltar a trabalhar é a melhor coisa do mundo. As vendas estão sendo satisfatórias”, comenta a vendedora, que participa da feira há cinco anos e fabrica uma variação de cocada: queimada, branca, leite condensado, maracujá, mesclada, além do coquinho, quebra-queijo e a maçã do amor.
A poucos metros da barraca de Luciene outro comerciante responde com satisfação sobre a volta da Expo Umuarama. É o Márcio Vicente da Costa, da Pastelaria do Mário. “A pandemia foi muito ruim para quem trabalha com evento. Estamos voltando depois de dois anos parados e até agora as vendas estão muito boas. Os organizadores estão de parabéns é um incentivo para outras festas”, analisa Márcio.
A venda de coxinhas e pastéis fritos na hora sustentam a família de Márcio e ainda abrem oportunidade de emprego. “Já teve feiras que contratei cinco pessoas para ajudar na cozinha. Venho de Londrina há dez anos para vender a melhor coxinha da exposição”, orgulha-se.
A Expo Umuarama começou na semana passada e segue até o próximo domingo (20). No Parque Dario Pimenta Nóbrega, o visitante pode conferir os atrativos da feira mostrando todo potencial da cidade nas áreas industrial, comercial e agropecuária. Aos fins de semana, a programação conta com shows nacionais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais