Foto: Danilo Martins/OBemdito
Autonomia e independência. Esses são os objetivos do Projeto de Educação Profissional e Inclusão no Mundo de Trabalho, promovido pela Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Umuarama. O programa conta atualmente com cerca de 30 alunos trabalhando em diversos setores em várias empresas de Umuarama.
OBemdito conversou com Elidiamara Simões, assistente social responsável pelo projeto, que disse que a iniciativa para sua criação partiu principalmente dos membros da escola – do corpo docente e assistentes sociais -, que perceberam essa necessidade após escutarem os alunos e entenderem suas diversas realidades.
O processo de ingresso dos alunos nas empresas é minucioso e o candidato passa por várias etapas de treinamento. A assistente social então verifica a vaga e a psicóloga da escola avalia o perfil requisitado. Logo após, é realizado o processo de entrevista e contratação. Também há um acompanhamento periódico do aluno contratado pela empresa.
Atualmente, cerca de 30 alunos já estão empregados graças ao projeto, e mais 45 estão em fase de treinamento. Segundo Elidiamara, a instituição já conta com alunos que financiaram casas, compraram carros, tudo graças à participação ativa deles no mundo de trabalho. Para ela, a maior importância da inserção desses alunos no mundo de trabalho é garanti-los autonomia e independência e a possibilidade de uma vida plena.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais