Foto: Assessoria PMU
A Guarda Municipal de Umuarama atendeu a 306 chamadas durante o mês de fevereiro deste ano, com destaque para dois encaminhamentos de homens pelo crime de lesão corporal – violência doméstica contra a mulher. Também foram realizados ao menos dez atendimentos de ordens de serviço solicitadas oficialmente à corporação.
Novamente as ocorrências mais registradas pelas equipes foram as denúncias de trânsito, por veículos estacionados de forma irregular, com 76 atendimentos (ou 25% do total de chamados). Em segundo lugar estão as reclamações a repeito de andarilhos, drogaditos, alcoolizados, mendicância e índios, que de alguma forma constrangeram a 39 denunciantes (13%).
Em terceiro lugar, com 22 ocorrências, estão as ações de auxílio ao trânsito, como controle de tráfego de veículos e interdição de vias.
Em quarto lugar estão as ocorrências de perturbação de sossego, com 21 chamados, e em quinto lugar estão as abordagens para averiguações de suspeitos e o apoio à Defesa Civil, com 15 chamados cada. As denúncias de pessoas em atitude suspeita em frente e nos arredores de lojas comerciais também foram significativas, com 13 ocorrências, e o cumprimento de ofícios do Ministério Público para encaminhamento para o hospital Santa Crua, com 10 registros.
Outras ocorrências atendidas também merecem destaque, como denúncias de pessoas pescando ou nadando no Lago Aratimbó, vias de fato, ocorrências em escolas e na rodoviária, apoio a ocorrências no Pronto Atendimento de Saúde, a fiscais da Prefeitura, ao Centro Pop, ao Corpo de Bombeiros e ao Samu, além de denúncias de veículos abandonados, furtos e roubos, invasão de domicílio, lixo em local impróprio e porte de entorpecentes.
A Guarda Municipal de Umuarama conta atualmente com um efetivo de 28 guardas e atende pelo telefone 153. “Nossa instituição é vinculada à Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e foi criada em 1991 para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município por meio de leis complementares (lei 165/06). Nossa função é proteger os cidadãos de forma preventiva, respeitando as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal”, detalha Valdiney Roberto Rissato, diretor da GMU.
Veja o relatório completo clicando AQUI.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais