Umuarama

Após reativação, Promupe tenta parceria com empresas para ofertar mais vagas

O Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe), reativado por determinação do prefeito Hermes Pimentel, já recebeu cerca de 180 inscrições de adolescentes e jovens em busca de oportunidade de trabalho e aprendizado prático.

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio retomou a iniciativa, criada em 2009, para estimular a geração de empregos e favorecer a qualificação profissional dos jovens, enquanto oferece incentivos fiscais para compensar as empresas participantes.

Agora é justamente o momento de as empresas aderirem ao programa e ofertar as vagas. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, disse que o Promupe já é um sucesso por ter despertado o interesse de quase duas centenas de jovens preocupados com o futuro profissional.

“Fazemos agora o convite às empresas, para aproveitar essa vontade de trabalhar dos inscritos e ofertar as vagas. Já temos empresas cadastradas e outras solicitando maiores informações. Queremos empregar todos os candidatos e atingir o quanto antes o limite legal do programa, de 200 contratações”, afirmou.

O coordenador do Promupe, Rômulo Jonas Rauen, lembra que as empresas interessadas devem entrar em contato com a Casa do Empreendedor, para se informarem sobre a documentação necessária e os critérios do programa. “Já temos empresas entregando a documentação e outras em contato, colhendo informações. Mas ainda há espaço para mais empreendimentos que se adéquem aos critérios legais”, pontuou.

O programa permite ao município fomentar a economia com a geração de emprego, renda e inclusão social, oportunizando a pessoas de 16 a 24 anos o ingresso no mercado de trabalho. O público-alvo são jovens sem experiência profissional, em dia com suas obrigações civis e militares.

Já as empresas que contratarem pelo Promupe terão – na forma de crédito – 40% do valor do salário-mínimo nacional vigente durante os primeiros 12 meses de trabalho do jovem. Se o expediente for parcial, o crédito será de 20%. Completado o período aquisitivo, o empresário terá um ano para requerer e usar seus créditos no pagamento, amortização ou liquidação dos tributos municipais com vencimento à frente.

Poderá quitar (integral ou parcialmente) o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a Taxa de Fiscalização de Funcionamento. Cada empresa poderá contratar simultaneamente até cinco jovens por meio do programa, limite válido também para eventuais filiais. Fica excluído o programa o trabalhador doméstico.

(Fonte: Prefeitura de Umuarama)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais