Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 24.155 casos suspeitos, com 1.718 confirmações. São 311 casos a mais que o documento anterior. Os dados são do 28º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.
A Regional de Saúde de Umuarama tinha 144 casos confirmados na última semana. Nesta terça-feira o total subiu para 159. A morte de um morador de Santa Eliza (distrito de Umuarama) pode ter sido decorrente de dengue. O falecimento aconteceu na segunda-feira (7) em Ivaté e o caso ainda está sendo investigado.
Até o momento, 334 municípios registraram notificações de dengue. Destes, 175 confirmaram a doença, sendo que 137 cidades registraram autoctonia, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda 3.968 casos em investigação, sem registro de óbitos neste período.
A Sesa adota várias estratégias para o monitoramento da circulação viral da dengue, dentre elas o modelo de Unidade Sentinela, recomendado pela Organização Mundial (OMS) da Saúde e Ministério da Saúde.
Sua utilização permite detectar precocemente a circulação dos vírus da dengue, zika e chikungunya no Paraná, possibilitando aos gestores, profissionais da saúde e agentes de endemias realizar ações de educação, prevenção e controle do vetor transmissor.
Confira o informe completo AQUI.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais