Foto: Prefeitura de Umuarama
No mês de conscientização sobre o Mal de Alzheimer, doença caracterizada pela perda de memória e agravos em saúde que podem levar à morte, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) promoveu uma capacitação para lideranças do município a fim de disseminar informações sobre a prevenção e identificação de possíveis casos. O tratamento precoce ajuda a conter o avanço da doença e garante uma sobrevida de qualidade aos pacientes.
As informações foram repassadas durante bate-papo com o geriatra Rodrigo Jarenko Ziliotto, nesta semana, na sede do serviço – ao lado do Centro de Convivência do Idoso (Clube do Vovô). Além da equipe do SCFVI, participaram representantes do Centro da Juventude, do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), que desenvolvem o projeto Vida Ativa Melhor Idade, voltado aos idosos.
A coordenadora do serviço de convivência, psicóloga Débora da Mata, explicou que o objetivo foi abordar o Alzheimer de forma clara, tirando dúvidas e reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico e da eficiência do tratamento precoce. “Precisamos incentivar hábitos que ajudem na prevenção. A doença infelizmente é comum entre os idosos. O Dr. Rodrigo passou muitas dicas e os participantes poderão dividir esse aprendizado em seus respectivos setores de atuação”, apontou.
O médico deu informações para se ‘afinar’ o olhar aos sinais iniciais da doença e o momento de iniciar a intervenção para frear o seu desenvolvimento. Lembrou que o Alzheimer é progressivo e ainda não tem cura, porém hoje há tratamentos eficientes que garantem qualidade de vida e um avanço mais lento, prolongando a sobrevida dos doentes.
DICAS
O principal sinal da doença é a perda de memórias recentes – a pessoa se esquece de ações realizadas há poucos minutos –, diminuição da capacidade de juízo e de crítica e dificuldade de raciocínio. Colocar objetos em lugar impróprio, alterações frequentes de humor e comportamento, mudanças na personalidade e a perda da iniciativa para realizar tarefas também podem ser um indicativo.
De acordo com o médico Rodrigo Ziliotto, a prevenção inclui atividades físicas e intelectuais regulares, ingerir bastante água e manter uma dieta pobre em açúcar e rica em frutas, verduras, legumes, peixes, cereais integrais e azeite de oliva, entre outros alimentos saudáveis.
Além disso é importante ter bom sono, manter-se socializado e sempre próximo das pessoas que o idoso gosta, evitar o estresse, prevenir e tratar adequadamente as doenças crônicas e fazer regularmente exames e consultas médicas preventivas.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais