Umuarama

Amostras de água do Lago Aratimbó são coletadas para análise de qualidade

Com o objetivo de monitorar a qualidade das águas do maior cartão-postal de Umuarama, a Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira (16) coleta de amostras de águas superficiais do Lago Aratimbó para a análise físico-químicas e microbiológicas pelo laboratório Labsam, de Maringá, conveniado ao IAT (Instituto Água e Terra).

Os resultados devem chegar dentro de uma semana.

De acordo com Fernanda Periard Mantovani, chefe de divisão de Controle Ambiental, a análise foi providenciada a fim de se demonstrar a atual situação das águas do lago após as obras de desassoreamento realizadas.

“O estudo vai demonstrar os níveis de PH, sólidos suspensos, óleos e graxas, coliformes fecais, coliformes totais, presença de cádmio, chumbo, mercúrio e zinco, além de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), detalha.

A Secretaria do Meio Ambiente adquiriu 40 mil peixes – 12 mil piaus, 13 mil lambaris e 14 mil curimbas – para o repovoamento do lago e, segundo o secretário Rubens Sampaio, 20 mil exemplares serão soltos na próxima sexta-feira (18) e o restante será solto gradualmente.

“Após o repovoamento, a pesca no lago ficará proibida, já que precisamos dar um tempo para que os peixes possam se desenvolver até atingir a maturidade e isso levará alguns meses”, observa Sampaio.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais