Umuarama

Lotérica de Umuarama é a 1ª no Brasil a dar preferência a pessoas com fibromialgia

Uma lotérica de Umuarama é a primeira do Brasil a dar preferencia à portadores de fibromialgia. No local há o símbolo que identifica que portadores da doença tem preferência no atendimento.

Luzineide Soares de Souza Rodrigues é dona da Casa Lotérica e explicou que uma cliente que sofre com a doença, um dia estava na fila e com muita dor e pediu a preferência. ‘’Ela foi e atendeu a mulher que comentou sobre as dores e também a vigência de uma lei na cidade que determina que fibromialgicos tenham preferência em locais de atendimento’’.

Na Lotérica foi colocada uma placa que identifica a prioridade. ”Nós colocamos uma placa com a identificação é o símbolo lilás que remete a fibromialgia. Isso fica visível para as pessoas que chegam ao nosso estabelecimento”, destacou.

Em Umuarama, não é possível saber quantas pessoas lutam com essa doença, mas são inúmeros casos descobertos diariamente. ”A pessoa sente muita dor e ficar numa fila de espera muito tempo faz isso aumentar ainda mais. Foi pensando nisso que optamos em agilizar o atendimento aos portadores de fibromialgia. Temos recebido muitos elogios”, disse a dona da lotérica.

 A fibromialgia é uma síndrome de causas ainda desconhecidas. Mas, que pode provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos.

Na Capital da Amizade desde 2015 há uma lei que institui o dia de conscientização e enfrentamento a Fibromialgia, a ser lembrado em maio ”Quem tem dor tem pressa”. A iniciativa é para que palestras e movimentos sejam realizados durante o mês como forma de conscientizar sobre a doença que faz inúmeras vítimas. Porém, na cidade não houve nada que marcasse a data.

Ainda não há um diagnóstico ou remédios que cure a doença. Porém, estudar e conhecer pode ajudar amenizar as dores que são intensas nas articulações.

Nilda do Carmo é portadora da doença há anos. Segundo ela, ainda não há estudos que mostrem uma solução para a fibromialgia. ”São muitas dores que sinto no corpo. Já cheguei passar dias em cima da cama e sofrendo muito”, contou Nilda.

A servidora pública comemorou a preferência que os fibromialgicos ganharam na casa lotérica. ”Eu sei como é horrível sentir dor. E um dia eu estava aqui na fila e pedi atendimento preferencial, todos me olharam com cara feia. Mas, a responsável me atendeu. Depois que eu expliquei para ela, ela entendeu a situação e logo depois já havia a indicação de preferência”, disse.

”Eu sou muito agradecia por nós termos garantido essa conquista”. ”Umuarama foi a primeira cidade e destaque e depois uma cidade do interior de São Paulo copiou a iniciativa”, lembrou Nilda.

Em Umuarama, os portadores da doença podem fazer a carteirinha de identificação que garante a preferência em estabelecimentos comerciais. O documento pode ser feito na seção da Atenção Primária ( no prédio da Secretaria de Saúde , na rua Ministro Oliveira Salazar). É preciso ter o laudo médico que comprove a doença (fibromialgia), e documentos pessoais. Não há custo.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais