Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Morre Arnaldo Jabor, jornalista e cineasta, aos 81 anos

O cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor morreu aos 81 anos, na madrugada desta terça-feira (15). Ele estava internado no […]

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Morre Arnaldo Jabor, jornalista e cineasta, aos 81 anos
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 10h35 - Modificado em 15 de fevereiro de 2022 às 15h44
Gastro Umuarama

O cineasta, cronista e jornalista Arnaldo Jabor morreu aos 81 anos, na madrugada desta terça-feira (15). Ele estava internado no hospital Sírio-Libanez desde dezembro do ano passado, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido. De acordo com as informações da família, Arnaldo Jabor faleceu devido a complicações do AVC.

No final de dezembro, através de um boletim médico, a informação foi de que Jabor apresentava uma melhora progressiva em seu quadro neurológico, e estava consciente. Porém, na manhã desta terça-feira (15) a produtora de cinema, ex-mulher de Jabor e mãe de seu filho, publicou em uma rede social “Jabor virou estrela, meu filho perdeu o pai, e o Brasil perdeu um grande brasileiro“.

Jabor teve uma longa trajetória no cinema, jornalismo e na literatura. Foi conhecido por dirigir “Eu sei que vou te amar” (1986), indicado à Palma de Ouro por melhor filme do Festival de Cannes. Também era colunista de telejornais da TV Globo desde 1991, como “Jornal Nacional”, “Bom Dia Brasil”, “Jornal Hoje”, “Fantástico” e de rádio jornal na CBN.

Formado no ambiente do Cinema Novo, Jabor participou da segunda fase do movimento, sendo esta uma das mais importantes do país. Ele se formou pelo curso de cinema do Itamaraty-Unesco em 1964. Na literatura, Jabor publicou os livros “Os Canibais Estão na Sala de Jantar” em 1993, e “O Malabarista – Os Melhores Textos de Arnaldo Jabor” em 2014.

(Com informações do Correio 24 Horas e da Folha de São Paulo)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.