Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros
O Governo do Paraná lançou, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o circuito Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 para a Costa Noroeste do Estado. As ações previstas para a temporada de verão visam reforçar a atuação dos órgãos públicos para atender as demandas do cidadão, além de oferecer segurança e tranquilidade para os momentos de lazer nas praias de água doce.
Em mais um ano, o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, assume o papel de coordenador do Verão Paraná, intermediando e coordenando as ações do governo com todas as secretarias e instituições vinculadas, previstas no plano estratégico desenvolvido ao longo dos últimos meses.
O planejamento das polícias Militar, Civil e Científica inclui um reforço no efetivo de profissionais em todas as praias (Interior ou Litoral) para aumentar a presença ostensiva, com estruturação também da Polícia Judiciária nas delegacias. O Departamento de Polícia Penal, por sua vez, terá equipes para fazer o monitoramento de pessoas que possuam tornozeleira eletrônica e adotará gestões para evitar lotação de cadeias em todo o Estado, porém com foco nas regiões Noroeste e Leste, onde há uma maior movimentação de pessoas por conta da temporada.
Balneário Porto Camargo em Icaraíma, região de Umuarama, segue até o mês de fevereiro sem nenhuma ocorrência registrada de afogamentos. Um efetivo de 20 guarda-vidas, divididos entre civis e militares, estão distribuídos por 3 postos de salvamentos em Porto Camargo, atuando nas sextas, sábados e domingos das 7h às 19h.
OBemdito conversou com a Aspirante Imoto, responsável pela região, que disse que a inexistência de ocorrências até o momento é devido a operação ter seu enfoque em prevenção de acidentes. Segundo informações prestadas pela Aspirante, os guarda-vidas avaliam e delimitam as áreas seguras para banho através de bandeiras fixadas nos locais, que devem ser respeitadas pela população.
“Por mais que a pessoa saiba nadar, a gente orienta que ela esteja em uma faixa protegida por guarda-vidas pois pode acontecer da pessoa ter um mal súbito, então a atenção vai estar naquela região e a resposta será mais rápida”, orientou. Além disso, os banhistas não devem tentar resgatar pessoas em situação de afogamento, o indicado é que nesses casos a pessoa tente jogar um objeto flutuante para a vítima e se mantenha em um local seguro para facilitar o resgate por parte dos guarda-vidas.
Orientações que banhistas devem respeitar:
(Agência Estadual de Notícias e OBemdito)
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Este site utiliza cookies
Saiba mais