Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros
O Governo do Paraná lançou, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o circuito Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 para a Costa Noroeste do Estado. As ações previstas para a temporada de verão visam reforçar a atuação dos órgãos públicos para atender as demandas do cidadão, além de oferecer segurança e tranquilidade para os momentos de lazer nas praias de água doce.
Em mais um ano, o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, assume o papel de coordenador do Verão Paraná, intermediando e coordenando as ações do governo com todas as secretarias e instituições vinculadas, previstas no plano estratégico desenvolvido ao longo dos últimos meses.
O planejamento das polícias Militar, Civil e Científica inclui um reforço no efetivo de profissionais em todas as praias (Interior ou Litoral) para aumentar a presença ostensiva, com estruturação também da Polícia Judiciária nas delegacias. O Departamento de Polícia Penal, por sua vez, terá equipes para fazer o monitoramento de pessoas que possuam tornozeleira eletrônica e adotará gestões para evitar lotação de cadeias em todo o Estado, porém com foco nas regiões Noroeste e Leste, onde há uma maior movimentação de pessoas por conta da temporada.
Balneário Porto Camargo em Icaraíma, região de Umuarama, segue até o mês de fevereiro sem nenhuma ocorrência registrada de afogamentos. Um efetivo de 20 guarda-vidas, divididos entre civis e militares, estão distribuídos por 3 postos de salvamentos em Porto Camargo, atuando nas sextas, sábados e domingos das 7h às 19h.
OBemdito conversou com a Aspirante Imoto, responsável pela região, que disse que a inexistência de ocorrências até o momento é devido a operação ter seu enfoque em prevenção de acidentes. Segundo informações prestadas pela Aspirante, os guarda-vidas avaliam e delimitam as áreas seguras para banho através de bandeiras fixadas nos locais, que devem ser respeitadas pela população.
“Por mais que a pessoa saiba nadar, a gente orienta que ela esteja em uma faixa protegida por guarda-vidas pois pode acontecer da pessoa ter um mal súbito, então a atenção vai estar naquela região e a resposta será mais rápida”, orientou. Além disso, os banhistas não devem tentar resgatar pessoas em situação de afogamento, o indicado é que nesses casos a pessoa tente jogar um objeto flutuante para a vítima e se mantenha em um local seguro para facilitar o resgate por parte dos guarda-vidas.
Orientações que banhistas devem respeitar:
(Agência Estadual de Notícias e OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais