Agência Estadual Publisher do OBemdito

Pacientes sem esquema vacinal completo são maioria nos leitos de UTI no hospital da UEL

Um levantamento do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário (HU) da UEL demonstrou que 90% dos pacientes mais graves internados […]

Foto: Gilson Abreu/AEN
Pacientes sem esquema vacinal completo são maioria nos leitos de UTI no hospital da UEL
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 4 de fevereiro de 2022 às 19h39 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 13h43

Um levantamento do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário (HU) da UEL demonstrou que 90% dos pacientes mais graves internados na UTI Covid-19 não estavam totalmente vacinados no dia 2 de fevereiro. Na data de coleta dos dados, o total de pacientes Covid-19 do HU era de 83, sendo 49 enfermaria e 34 em UTI – ou seja, 30 sem vacina nenhuma ou sem alguma delas. De acordo com o levantamento, cerca de 65% tinham mais de 60 anos e apresentavam comorbidades.

Entre todos os pacientes internados com Covid-19 em enfermarias e UTIs, 78% não estavam com o esquema vacinal contra a doença completo. Segundo dados levantados pelo Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da instituição, de todos os 83 internados, 30% não tinham tomado nenhuma dose da vacina e 48% não haviam recebido a 2ª ou 3ª dose.

“Esses dados demonstram a importância e a eficácia da vacinação contra Covid-19, considerando todas as doses preconizadas. Tem sido fundamental para evitar as formas graves da doença, já que a maioria dos pacientes internados em UTI não estão vacinados ou possuem o esquema incompleto da vacinação. Logo, comprovadamente por meio desses dados, a vacina demonstra ser uma ferramenta essencial ao combate contra o coronavírus”, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.

De acordo com a diretoria do HU, a taxa de ocupação de leitos Covid-19 adulto beira atualmente 30%. O hospital trabalha com a totalidade de leitos – 91 de enfermaria, 50 de UTI adulto e cinco leitos disponíveis na UTI pediátrica.

Resgatando as informações do primeiro mês de 2022, o HU-UEL conclui que não há grandes variações, ou seja, a grande maioria dos internados não concluíram a vacinação contra a Covid-19.

(Fonte: Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.