A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) usou as redes sociais nesta quarta-feira (02/02) para manifestar apoio aos projetos aprovados Conselho de Recuperação dos Bens Ambientais Lesados (CRBAL) com recursos provenientes do acordo judicial com a Petrobras – referentes à compensação dos danos morais coletivos e difusos sofridos em razão de acidente ocorrido na refinaria da estatal em Araucária, em 2000.
No total, o Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) receberá R$ 930 milhões. Os projetos financiados devem estar incluídos em um um Plano de Ação apresentado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e aprovado pelo Conselho – que já deliberou sobre ações a serem custeadas com as duas primeiras parcelas depositadas, no valor de R$ 441 milhões.
Dentre eles, estão investimentos no combate a incêndio florestais, gestão de resíduos, fiscalização ambiental, proteção à fauna silvestre, aquisição de equipamentos para previsão meteorológica e alertas hidrológicos e ambientais, controle de erosão e instalação de parque urbanos em áreas degradadas, dentre outros.
O destino dos recursos foi alvo de contestação pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), do Ministério Público do Paraná, que pediu a suspensão dos repasses – o pedido ainda não foi analisado pelo Judiciário.
Na nota divulgada hoje, a AMP explica que os projetos são fundamentais para que o estado possa atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. “Em se tratando da questão ambiental, os municípios precisam de suporte e todos os recursos possíveis, pois ações fundamentais para a manutenção de um meio ambiente saudável, como o tratamento e a destinação correta dos resíduos sólidos e o combate à erosão, por exemplo, têm custos que normalmente extrapolam os orçamentos municipais. Se não agirmos rápido, todo esse material vai acabar matando nossos rios e nossas florestas”, diz o texto.
“Os municípios querem ser parceiros do Estado na proteção ambiental, e esses recursos provenientes do acordo com Petrobras são muito importantes para que as prefeituras possam atuar nesse sentido. Importantes e urgentes”, finaliza a nota.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais