Fotos: Danilo Martins/OBemdito

Política

Terceiro vice a se tornar prefeito de Umuarama, Pimentel elege bairros como prioridade

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Terceiro vice a se tornar prefeito de Umuarama, Pimentel elege bairros como prioridade
Redação
OBemdito
25 de janeiro de 2022 22h20

Em 62 anos como município (emancipado em 25 de julho de 1960), Umuarama teve nesta terça-feira, 25, mais um vice assumindo em definitivo o cargo de prefeito – o segundo em função da cassação do titular pela Câmara de Vereadores.

O primeiro vice a ascender ao cargo foi Durval Seifert (em 14/01/1975), após a cassação do prefeito Hênio Romagnolli, e o segundo foi Tuguio Setogutte (27/04/1979), devido à renúncia de João Cioni Neto. Na época o médico Tuguio era deputado estadual e relutou em assumir o cargo, concordando apenas oito dias depois.

Com isso, Hermes Pimentel da Silva é o terceiro vice da história de Umuarama a se tornar prefeito em concorrida sessão na Câmara de Vereadores, substituindo Celso Pozzobom – que teve o mandato cassado pelo Legislativo na última sexta-feira, 21, depois de ser afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 15 de setembro de 2021. Desde então, Pimentel exercia a função interinamente. Efetivado, cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2024.

Nesta terça, na Câmara, Pimentel e a primeira-dama Rozileni Moreira Alves Pimentel da Silva tiveram na mesa de honra a companhia da Dona Maria da Sopa, amiga de longa data do prefeito e presidente da Associação Vida e Solidariedade, ao lado do presidente da Câmara, Fernando Galmassi, e do primeiro-secretário, vereador Cléber Nogueira. Eles foram conduzidos à mesa pelos vereadores Pé Duro, Cris das Frutas e Ana Novais.

Pimentel foi empossado prefeito pelo presidente da Câmara após execução do hino nacional e a leitura do compromisso de posse. Em breve discurso, agradeceu a presença do público que lotou o plenário, falou de sua experiência como vereador e vice-prefeito e disse que após quatro meses como interino já está familiarizado à rotina da Prefeitura e percebendo a evolução da equipe de assessores e servidores municipais.

“Todos estão empenhados em um bom trabalho. Nossa administração terá humildade, simplicidade e ações partindo sempre da periferia para o centro, pois é lá nos bairros que estão as carências”, disse. Comentou que a arrecadação municipal – na casa dos R$ 500 milhões/ano – permite investimentos sociais para melhorar a vida da população. “Basta usar bem esse dinheiro, aplicar com eficiência em projetos e ações relevantes”, apontou.

Empresário há 16 anos, hoje com 75 funcionários, três supermercados na periferia e outras empresas, destacou que sempre trabalhou para pessoas mais simples. “Vamos implantar 93 pontos de ônibus, aplicar R$ 10 milhões em pavimentação e recape, instalar parquinhos infantis, ampliar a educação em tempo integral com mais três escolas, tirando 1.200 alunos das ruas nos bairros D. Pedro, Industrial e Sonho Meu, e realizar investimentos sociais sempre de lá para cá, dos bairros para o centro”, reforçou.

O prefeito destacou obras que serão lançadas, como a duplicação da Estrada Bonfim (do shopping até a rodovia PR-323) e implantação da Avenida Pedromiro José Fernandes (saída para Ivaté), e concluídas, como o Centro de Eventos, entre outras. Disse cobrar a liberação de leitos exclusivos para pacientes com covid nos hospitais locais, junto ao Estado, e que após a aquisição sem restrições do Estádio Lúcio Pipino pretende anunciar em breve um grande investimento em infraestrutura.

Após descrever ações para conter o avanço da pandemia, Pimentel agradeceu a presença de todos mais uma vez e depois recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva.

HISTÓRICO

Hermes Pimentel foi eleito vice-prefeito em Umuarama pelo partido Democracia Cristã (DC) na coligação ‘Umuarama Segue no Rumo Certo’, composta pelos partidos PTB, PSC, Cidadania, PSB, PROS, PSD e DC. Natural de Umuarama, nasceu em 14/11/1972 e tem hoje 49 anos. Foi vereador na gestão 2009/2012, tendo ocupado a 2ª secretaria da mesa diretora entre 2009 e 2010 (na época em que Marcelo Nelli foi presidente) e vice-prefeito de Celso Pozzobom na gestão 2017/2020, tendo sido reeleito como vice para o mandato 2021/2024.

É casado com Rozileni Pimentel da Silva, tem uma filha de 22 anos e reside no Parque Industrial desde a sua infância. É empresário do comércio, com supermercados no Parque Industrial e no Conjunto Habitacional Sonho Meu, e também no ramo imobiliário, com loteamentos e venda de terrenos.

Faz questão de lembrar que sempre morou em Umuarama e que, na juventude, trabalhou como leiteiro. O gosto pela política veio com a atuação em projetos sociais voltados a famílias carentes. “Priorizamos o bem-estar do povo simples e o crescimento de Umuarama, a geração de emprego, a saúde, educação e a infraestrutura. Podemos avançar muito mais. Temos projetos e o compromisso de novas obras, experiência sobre como fazer e muita vontade de trabalhar”, completou Pimentel.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.