Foto: Divulgação Uopeccan

Saúde

Estado reativará 30 leitos exclusivos para Covid nos hospitais Uopeccan e Cemil

A princípio todos os 30 leitos serão de enfermaria, sendo 20 no hospital Uopeccan e 10 no Cemil

Foto: Divulgação Uopeccan
Estado reativará 30 leitos exclusivos para Covid nos hospitais Uopeccan e Cemil
Jaqueline Mocelin
OBemdito
25 de janeiro de 2022 15h39

A Secretaria Estadual de Saúde reativará 30 leitos hospitalares exclusivos para Covid em Umuarama. A princípio todos os 30 leitos serão de enfermaria, sendo 20 no hospital Uopeccan e 10 no Cemil.

A informação foi repassada a OBemdito pela Diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera. Ela explicou que poderão acontecer ampliações caso seja necessário. Viviane disse que: “Nesta semana o Estado reativará leitos de enfermaria Covid na 12ª Regional. Hoje pela manhã estive na Uopeccan e em conversa com o hospital Cemil para que os leitos iniciem entre quarta e quinta-feira”.

A chefe da Regional de Saúde acrescentou: “É importante ressaltar que o Governo do Estado do Paraná está ampliando leitos covid em todo o Estado, e que nesta semana serão ativados 500 leitos covid. Os casos de covid aumentaram, mas permanecem leves, o que comprova a eficácia da vacina! A população precisa manter a vacinação e as medidas sanitárias”.

Os números do coronavírus em Umuarama nos últimos dias colocaram as autoridades em saúde em alerta total. De acordo com o Boletim Covid divulgado na segunda-feira (24), 566 novos casos foram confirmados na cidade, além do registro oficial de mais uma morte ocorrida no domingo (23) – um homem de 87 anos que estava internado no Cemil – aumentando para 328 o total de óbitos.

O total de casos ativos caiu de 2.759 para 2.549 e o de suspeitos aumentou de 1.151 para 1.299, indicando que 3.848 pessoas estão em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 24.218 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 na cidade e, deste total, 22.588 se recuperaram.

DESATIVAÇÃO DE LEITOS

No dia 1º de janeiro de 2022 os leitos exclusivos para atendimento de pacientes da Covid em Umuarama foram desativados. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e levou em consideração a queda de pacientes internados e o alto custo de manutenção destes leitos.

Na ocasião o Hospital Uopeccan mantinha 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de enfermaria exclusivamente para atender pacientes Covid.

No dia 30 de dezembro foi realizada uma solenidade da Uopeccan para comemorar a desativação dos leitos, após quase dois anos de trabalho intenso. Relembre aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.