Umuarama

Sanepar informa que abastecimento de água em Umuarama voltou à normalidade

Após um período de baixa vazão do Rio Piava, devido à estiagem prolongada, a produção de água em Umuarama é considerada dentro da normalidade. A informação foi repassada pela Sanepar, que considera que o abastecimento de água em Umuarama está operando dentro do normal.

“Em dezembro, por causa do calor e estiagem, houve um aumento de consumo. Em janeiro, as chuvas retornaram e, com temperaturas mais amenas, o consumo voltou à normalidade”, informou a empresa a OBemdito.

Na ocasião, a Sanepar alertou a população de Umuarama para que economizasse água. “A Companhia aumentou em 15% a produção de água na cidade em dezembro, em relação aos meses anteriores, mas o aumento no consumo devido às altas temperaturas e ao tempo seco faz acender o sinal de alerta. As unidades de produção e distribuição de água estão operando no limite de sua capacidade e o Rio Piava teve queda de 45% na vazão por causa da estiagem”, divulgou a Sanepar na época.

Agora, a companhia de abastecimento explicou que a vazão do Rio Piava continua baixa. “As chuvas não foram suficientes para impactar no aumento de vazão. Embora o volume de chuva esteja abaixo do esperado, a produção de água está sendo suficiente para abastecer a população da cidade”.

Cabe ressaltar que segue sendo importante a colaboração da população na economia de água. Confira abaixo algumas dicas da Sanepar:

  • Não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados. Não faça a barba com a torneira aberta. Banhos rápidos também ajudam na economia. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consome aproximadamente 70 litros de água. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, que deve ser feita com água usada na lavagem de roupa ou da chuva, jamais com água potável.
  • Ao usar a máquina, é recomendado juntar o maior volume possível de roupas para lavar de uma só vez. A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
  • Verificar se há torneiras pingando e vazamentos no imóvel. Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. É necessária manutenção regular. As descargas sanitárias devem ser reguladas periodicamente. Em época de estiagem, o ideal é não lavar carros. Se for extremamente necessária a limpeza, deve-se usar balde e pano, reaproveitando a água da chuva ou da lavagem de roupas.
  • Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

6 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

30 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

51 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais