Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Legare Filho Publisher do OBemdito

Com apenas 1 mm de chuva em dezembro, Umuarama continuará na secura

Calor deve ficar ainda mais intenso no mês de fevereiro

Foto: Danilo Martins/Obemdito
Foto: Danilo Martins/Obemdito
Com apenas 1 mm de chuva em dezembro, Umuarama continuará na secura
Legare Filho - OBemdito
Publicado em 3 de janeiro de 2022 às 17h21 - Modificado em 4 de janeiro de 2022 às 10h23
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Choveu pouco no Estado em dezembro. Levantamento realizado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostra que a chuva acumulada no último mês de 2021 em 12 cidades de diferentes regiões foi de 941,2 milímetros (mm), ante uma expectativa de 2.029,6 mm. Ou seja, menos da metade do que era esperado para o período (46%).

O recorte é uma amostra da situação no Estado. O monitoramento foi feito em Antonina, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Paranavaí, Umuarama, Cornélio Procópio, Cascavel e Foz do Iguaçu. Ao longo de 2021, o Paraná superou a média histórica estipulada somente em janeiro e outubro.

Umuarama, por exemplo, registrou precipitação acumulada de apenas 1 mm ao longo dos 31 dias de dezembro, sendo que a média é de 166 mm. Cascavel fechou com 2,8 mm e Maringá com 11,2 mm.

A chuva foi um pouco mais generosa na fatia Leste. Ainda assim, dentro do conjunto de cidades mapeado pelo Simepar, apenas Antonina, no Litoral, conseguiu superar a expectativa – acumulado de 311,4 mm, 14% acima da média.

“É preciso lembrar a população de que a água potável deve ser consumida prioritariamente para alimentação e higiene pessoal e que é importante, por exemplo, reaproveitarmos a água utilizada na máquina de lavar para a limpeza da casa, da área externa e calçadas”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Previsão para os próximos dias

A previsão do tempo para os próximos dias em Umuarama não é das mais animadoras. De acordo com o Simepar, o máximo que pode acontecer nesta terça e quarta são pancadas isoladas de chuvas no período da tarde. As nuvens se formam, ensaiam uma precipitação, mas acabam perdendo força.

No Paraná o verão, que iniciou no dia 21 de dezembro último, deve ser com poucas chuvas e temperaturas levemente acima do normal. A estação também será marcada novamente pelo fenômeno La Niña, que provoca resfriamento da porção equatorial central e leste do Oceano Pacífico. 

Fevereiro será ainda mais quente

Ainda conforme as análises do Simepar, a chuva no Estado só deve retornar com um pouco mais de força na segunda semana de janeiro, mesmo assim bem abaixo da média.

Em fevereiro e março a precipitação volta a ser bem abaixo do normal em todo o Paraná, com longos períodos de estiagem. O mês de fevereiro também será o de maior temperatura, ficando um bom tempo com temperaturas acima da média.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.