Foto: Wirestock - freepik.com
Apesar da tradição, a queima de fogos pode causar muito estresse aos animais, sobretudo aos cachorros.
Isso acontece porque eles têm maior capacidade auditiva e fica assustados com a sonoridade causada pelos fogos. Gatos também podem ser sensíveis e os tutores podem adotar medidas para diminuir os impactos.
De acordo com a médica veterinária Laisa Marina Rey, que é mestranda em ciência animal pela Unipar, em Umuarama, os sintomas podem causar diversos sintomas aos pets. “Estes sons agudos geram estresse, medo, ansiedade, confusão mental e a reação a essas agitações podem desencadear crises convulsivas, desmaios e até óbito dos animais. A sintomatologia mais visível é de ansiedade, tremores, vocalização excessiva, taquicardia, fuga (e na tentativa de fugir para se refugiar, estes animais podem se machucar)”, explica.
Além disso, caso rojões explodam perto do animal pode ocorrer o dano físico mesmo na região do tímpano, comprometendo a audição.
Os tutores podem simular um abraço nos cães para deixá-los mais confortáveis. “Em cães é recomendado também amarrar uma faixa cruzando o peito do animalzinho, simulando um abraço, para que ele se sinta protegido. Lembrar sempre de não apertar muito a faixa”, orienta a veterinária.
Em casos em que as crises dos animais são maiores, é preciso procurar profissionais. “Neste caso, é preciso consultar um médico veterinário antecipadamente para que ele indique o melhor medicamento. Lembrando sempre de procurar um profissional”, esclarece Laisa.
Confira outras dicas dadas pela veterinária:
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais