Foto: Wirestock - freepik.com
Apesar da tradição, a queima de fogos pode causar muito estresse aos animais, sobretudo aos cachorros.
Isso acontece porque eles têm maior capacidade auditiva e fica assustados com a sonoridade causada pelos fogos. Gatos também podem ser sensíveis e os tutores podem adotar medidas para diminuir os impactos.
De acordo com a médica veterinária Laisa Marina Rey, que é mestranda em ciência animal pela Unipar, em Umuarama, os sintomas podem causar diversos sintomas aos pets. “Estes sons agudos geram estresse, medo, ansiedade, confusão mental e a reação a essas agitações podem desencadear crises convulsivas, desmaios e até óbito dos animais. A sintomatologia mais visível é de ansiedade, tremores, vocalização excessiva, taquicardia, fuga (e na tentativa de fugir para se refugiar, estes animais podem se machucar)”, explica.
Além disso, caso rojões explodam perto do animal pode ocorrer o dano físico mesmo na região do tímpano, comprometendo a audição.
Os tutores podem simular um abraço nos cães para deixá-los mais confortáveis. “Em cães é recomendado também amarrar uma faixa cruzando o peito do animalzinho, simulando um abraço, para que ele se sinta protegido. Lembrar sempre de não apertar muito a faixa”, orienta a veterinária.
Em casos em que as crises dos animais são maiores, é preciso procurar profissionais. “Neste caso, é preciso consultar um médico veterinário antecipadamente para que ele indique o melhor medicamento. Lembrando sempre de procurar um profissional”, esclarece Laisa.
Confira outras dicas dadas pela veterinária:
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais