Umuarama

Cerca de 3 mil caminhões de areia serão retirados na limpeza do Lago Aratimbó

A limpeza do Lago Aratimbó segue em ritmo acelerado, mesmo assim não deve ser concluída ainda neste ano. Cerca de 130 viagens de areia estão sendo retiradas por dia do local, que aos poucos vê retornar a imagem de cartão-postal da cidade. “Em breve vai dar gosto passear no lago. Além de recuperar a represa, a limpeza vai melhorar questões ambientais e também planejamos algumas melhorias para os próximos meses”, apontou o prefeito em exercício Hermes Pimentel.

A limpeza do lago foi uma das primeiras ações determinadas pelo prefeito, ao assumir o Executivo. O trabalho começou nos últimos dias de novembro, avança rapidamente – já foi finalizado na parte de baixo da passarela de madeira e agora segue na parte de cima – e mesmo que parcialmente possibilitará um visual mais agradável para os visitantes nas festas de final de ano. “A situação já é outra e assim que o nível da represa for restabelecido teremos nosso lago de volta”, completou Pimentel.

Os sedimentos retirados da represa são amontoados nas margens e carregados em caminhões basculantes por uma escavadeira hidráulica. Depois tudo é transportado para a recomposição de um aterro ambientalmente licenciado, nas proximidades da rodovia PR-323. A previsão é que cerca de 3 mil caminhões de areia sejam retirados do Aratimbó até janeiro de 2022.

“O lago ficou muitos anos sem esse cuidado e a quantidade de areia acabou sendo maior que o previsto no início do trabalho, por isso não será possível terminar este ano. Mas a limpeza não vai parar. Teremos as pausas normais dos feriados de Natal e Ano Novo, mas depois o serviço será retomado e seguirá até a conclusão”, disse o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio.

Para a limpeza, o nível do reservatório foi reduzido em cerca de um metro no último dia 29, o que expôs o alto grau de assoreamento. Centenas de toneladas de areia se acumularam desde a última limpeza, em 2017, e uma densa vegetação tomou conta de grande parte do lago. “A passarela ficou praticamente no seco”, lembrou o diretor. “Mas daqui para frente o local terá a devida atenção e a conservação da Prefeitura”, assegurou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

13 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

49 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais