Umuarama

Com controle de geração e destinação de resíduos, Pátio da Prefeitura obtém licença ambiental

Foram dois anos de muito trabalho junto ao Pátio de Máquinas da Prefeitura de Umuarama até a conquista da Licença de Operação de Regularização, certificação concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) que autoriza a operação propriamente dita do empreendimento e atividade. O Plano de Controle Ambiental (PCA) foi desenvolvido e realizado pela empresa umuaramense Ambiente-se Consultoria e Projetos.

De acordo com o engenheiro ambiental Carlos Henrique Oliva Grudzin Braga, o PCA analisou as características de geração de resíduos do empreendimento, para implantação do devido licenciamento ambiental. “O plano contém a caracterização dos resíduos a serem gerados no decorrer das atividades e contempla a estimativa de geração, por classe, descrição dos procedimentos para triagem, acondicionamento e destinação final”, conta.

O estudo indica para que sejam obedecidas as normativas legais contantes na legislação federal, estadual e municipal. “Todos os setores tiveram acompanhamento dos profissionais da Ambiente-se: guarita, administração, refeitório, funilaria, borracharia, mecânica de veículos leves e pesados, mecânica elétrica, ferramentaria, almoxarifado, tornearia, caldearia, marcenaria, divisão de obras, viveiro, posto de abastecimento, lubrificador e pista de lavagem. E todos eles estão rigorosamente dentro da lei”, resumiu o secretário municipal de Serviços Públicos, João Paulo Santos.

A área total do Pátio da Prefeitura é de 36.660,76 m² e 11.436,46 m² estão localizados dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Piava, cuja bacia é responsável pelo abastecimento de água de Umuarama. “Para operação das atividades desenvolvidas ali, foram implantados vários sistemas para garantir todos os cuidados para a preservação do meio ambiente, como reúso dos efluentes gerados, manutenção atualizada de um Plano de Gerenciamento de Riscos, sistema de monitoramento dos tanques e sumps de bombas e filtros, entre muitos outros rigorosos controles. Tudo isso garante a segurança da atividade e o maior reconhecimento é a conquista dessa Licença Ambiental, exigida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), comentou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Sarto.

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

9 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

9 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

9 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

10 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

10 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais