Foto: Assessoria PMU
Foram dois anos de muito trabalho junto ao Pátio de Máquinas da Prefeitura de Umuarama até a conquista da Licença de Operação de Regularização, certificação concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) que autoriza a operação propriamente dita do empreendimento e atividade. O Plano de Controle Ambiental (PCA) foi desenvolvido e realizado pela empresa umuaramense Ambiente-se Consultoria e Projetos.
De acordo com o engenheiro ambiental Carlos Henrique Oliva Grudzin Braga, o PCA analisou as características de geração de resíduos do empreendimento, para implantação do devido licenciamento ambiental. “O plano contém a caracterização dos resíduos a serem gerados no decorrer das atividades e contempla a estimativa de geração, por classe, descrição dos procedimentos para triagem, acondicionamento e destinação final”, conta.
O estudo indica para que sejam obedecidas as normativas legais contantes na legislação federal, estadual e municipal. “Todos os setores tiveram acompanhamento dos profissionais da Ambiente-se: guarita, administração, refeitório, funilaria, borracharia, mecânica de veículos leves e pesados, mecânica elétrica, ferramentaria, almoxarifado, tornearia, caldearia, marcenaria, divisão de obras, viveiro, posto de abastecimento, lubrificador e pista de lavagem. E todos eles estão rigorosamente dentro da lei”, resumiu o secretário municipal de Serviços Públicos, João Paulo Santos.
A área total do Pátio da Prefeitura é de 36.660,76 m² e 11.436,46 m² estão localizados dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Piava, cuja bacia é responsável pelo abastecimento de água de Umuarama. “Para operação das atividades desenvolvidas ali, foram implantados vários sistemas para garantir todos os cuidados para a preservação do meio ambiente, como reúso dos efluentes gerados, manutenção atualizada de um Plano de Gerenciamento de Riscos, sistema de monitoramento dos tanques e sumps de bombas e filtros, entre muitos outros rigorosos controles. Tudo isso garante a segurança da atividade e o maior reconhecimento é a conquista dessa Licença Ambiental, exigida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), comentou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Sarto.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais