O prefeito de Quarto Centenário, Akio Abe (FOTO: GAZETA REGIONAL)
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR) mostra Quarto Centenário como o quinto município do Estado com o melhor índice de fiscalização na atuação dos recursos empregados no combate à pandemia.
A análise completa, feita pela Comissão de Acompanhamento de Gastos Relacionados ao Enfrentamento à Covid-19, está no site do TCE-PR e ranqueia Quarto Centenário com avaliação de 97 pontos. Foram verificados os dados de todos os 399 municípios paranaenses, obtidos nos dois últimos anos.
Em 2020, o foco principal da Comissão foi o acompanhamento da regularidade e efetividade dos gastos feitos pelos municípios do Estado com a aquisição de itens, insumos e equipamentos necessários para combater a pandemia do novo coronavírus, bem como com a contratação de serviços destinados à mesma finalidade.
Já em 2021, a prioridade passou a ser o acompanhamento das ações de planejamento, organização e execução do plano de vacinação contra a Covid-19 por parte das prefeituras. O ponto de partida foi a identificação inicial, por meio de levantamento, dessas iniciativas, ainda no mês de janeiro.
No decorrer do ano, foram fiscalizados, entre outros, o cumprimento da ordem de imunização dos grupos prioritários; a situação concreta da aplicação das vacinas; o registro de dados dos vacinados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI); e o progresso da vacinação dos servidores públicos.
Transparência da Administração
Finalmente, o relatório traz informações completas sobre a utilização extraordinária do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) – indicador desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR para avaliar anualmente o efetivo cumprimento do princípio constitucional da publicidade por parte de seus jurisdicionados – para verificar questões relacionadas à pandemia.
O prefeito de Quarto Centenário, Akio Abe, disse ter recebido a avaliação do TCE-PR com o sentimento de responsabilidade, em um momento tão difícil para a realidade da saúde pública mundial. “A forma como estamos conduzindo a condução e aplicação dos recursos para o enfrentamento da pandemia reflete a postura que temos adotada em toda a gestão do município, com respeito ao dinheiro público e prioridade às pessoas”, afirmou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais