Política

Vereadores aprovam projeto de funções gratificadas e rejeitam mudanças na estrutura administrativa

Os vereadores de Umuarama participaram de uma sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (17) para votar quatro projetos de autoria do Poder Executivo Municipal. Na pauta do dia havia algumas proposituras consideradas polêmicas, como o Projeto de Lei Complementar 11/2021, que altera a estrutura administrativa.

Dezenas de pessoas acompanharam a sessão, sendo a maioria servidores municipais.

A sessão começou com a votação do Projeto de Lei Complementar 10/2021, que dispõe sobre a criação de funções gratificadas de assessoramento, chefia, direção, direção superior, controladoria, e administração, a serem atribuídas exclusivamente aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, carreira e emprego público, altera a lei complementar nº 188/2007, institui a progressão por produção, representação, administração, controladoria, direção superior, direção, chefia e assessoramento e dá outras providências.  

Sem maiores discussões o projeto foi aprovado por unanimidade em duas votações.

A segunda matéria em pauta foi o Projeto de Lei Complementar 11/2021, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa do Poder Executivo do Município de Umuarama e dá outras providências. O projeto gerou bastante polêmica, pois propunha a criação de cargos.

Na mensagem encaminhada pelo Executivo junto ao projeto justifica que ele tinha como meta a reorganização em três frentes principais: 1) cria e extingue cargos em comissão, visando atender às necessidades do Município; 2) estabelece limite para o quantitativo de vagas para os cargos de provimento em comissão, nos termos do art. 37, inciso V, da Constituição Federal; e 3) cria atribuições para os cargos de assessor especial, assessor jurídico e modifica as atribuições dos diretores, Secretários e Secretarias.

O projeto 010/2021 foi rejeitado por unanimidade pelos vereadores que estavam em plenário no momento.

Também foi rejeitado, o projeto de lei n° 056/2021 revoga as disposições da Lei Municipal nº 4.384, de 29 de agosto de 2019. A referida lei proíbe que empresas e seus sócios condenados em processos criminais participem de licitações e celebrem contratos com o Município de Umuarama.

O último item na pauta era o projeto de lei n° 057/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar aos Agentes de Combate à Endemias (ACE), incentivo financeiro adicional, em parcela única, e dá outras providências. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.

O repasse, a título de incentivo financeiro, será no montante de R$ 82.150,00 aos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). O valor será distribuído no mês de janeiro de 2022 para 75 agentes no valor de R$ 600 para cada.

Confira a sessão aqui.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais