Jacaré capturado em Umuarama recebe liberação veterinária após exames na UEM. Animal mede 1,80 metro e será solto pelo IAT - Foto: colaboração/Hospital Veterinário UEM
O jacaré capturado no Parque Interlagos II, em Umuarama, recebeu liberação veterinária para retornar à natureza. O animal passou por avaliação nesta quinta-feira (5), no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Após os exames, a equipe constatou que ele está aparentemente saudável.
Segundo a médica-veterinária Juliane Sipp, do setor de animais selvagens da instituição, trata-se de um macho da espécie jacaré-do-papo-amarelo. O réptil mede 1,80 metro e pesa 22 quilos. Com a avaliação concluída, o Instituto Água e Terra (IAT) poderá realizar a soltura.
Durante o atendimento, os profissionais coletaram amostras de sangue e realizaram exames radiológicos. A equipe também fez eletrocardiograma e ecograma para verificar as condições de saúde do animal. Os resultados permitiram a liberação veterinária para a próxima etapa.
Com a liberação, o IAT poderá definir o local adequado para devolver o jacaré ao ambiente natural. Antes da avaliação, o chefe do escritório regional do órgão em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso, informou ao OBemdito que a região do Rio Paraná era uma das possibilidades.
A equipe acredita que o animal estava no Córrego Figueira. A suspeita é que ele tenha saído de uma área de mata localizada depois do Lago Aratimbó. O ponto escolhido para a soltura, porém, depende da definição do instituto.
O Corpo de Bombeiros capturou o jacaré na noite de quarta-feira (4), depois que moradores o avistaram nas ruas do Parque Interlagos II. Segundo relatos à reportagem, algumas pessoas já observavam o animal na região havia alguns dias. Naquela noite, ele apareceu em frente ao portão de uma residência.
Os moradores acionaram os bombeiros, que chegaram ao local por volta das 21h40. Inicialmente, a equipe tentou fazer a captura com um puçá, mas não conseguiu. Em seguida, utilizou uma corda para laçar o réptil e realizar a imobilização.
Uma equipe do IAT também acompanhou a ocorrência e auxiliou no procedimento. Após a captura, os profissionais fecharam a boca do animal com uma fita para evitar possíveis mordidas durante o manejo.
Leia também: Bombeiros capturam jacaré em residência no Parque Interlagos II, em Umuarama; com vídeos
O cancelamento do show de Nando Reis em Umuarama levou o Procon municipal a notificar…
O Restaurante Popular Comida Boa, mantido pela Prefeitura de Umuarama, serviu 12.236 refeições durante outubro.…
Reconhecimento da General Motors destaca a excelência dos serviços, a qualidade do atendimento e o…
O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou Antônio Buscariollo e seus filhos Paulo Ricardo Costa…
Levantamento dos dez primeiros sorteios do ano mostra moradores de Umuarama e outras cidades da…
A Câmara Municipal de Umuarama realiza, na próxima terça-feira (10), uma audiência pública para discutir…
Este site utiliza cookies
Saiba mais