Foto de Luiz Fernando Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Eleitor pode conferir votos da própria urna após as 17h; veja como

Pessoa checando a biometria antes de votar no primeiro turno das eleições.
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto de Luiz Fernando
Publicado em 4 de outubro de 2026 às 16h52 - Modificado em 4 de outubro de 2026 às 16h52

A partir das 17h deste domingo (4), com o encerramento da votação das Eleições 2026, qualquer eleitor poderá conferir os resultados registrados nas urnas eletrônicas e compará-los posteriormente com a totalização divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso é possível por meio do Boletim de Urna (BU), documento emitido pela própria urna eletrônica assim que a votação de uma seção é encerrada.

O boletim informa quantos votos cada candidato recebeu naquela urna, além dos totais de votos brancos e nulos. O documento é impresso em cinco vias, e uma delas fica disponível em local visível e de fácil acesso na própria seção eleitoral.

Dessa forma, o eleitor pode conferir o resultado da urna onde votou antes mesmo da conclusão da apuração nacional.

Celular permite conferir Boletim de Urna

Cada boletim possui um QR Code que pode ser lido pelo celular. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Boletim na Mão e, nas Eleições 2026, a funcionalidade também está disponível no e-Título, dentro do menu “Mais opções”.

O eleitor pode escanear quantos boletins quiser e guardar os dados no aparelho.

Depois, basta comparar os números registrados nos boletins com aqueles divulgados oficialmente pelo TSE durante a totalização dos votos.

A lógica é simples: o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral é formado a partir da soma dos resultados registrados nos boletins das urnas.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Kovacs, a ferramenta permite que qualquer cidadão acompanhe e fiscalize a totalização.

“Ele consegue ser um fiscal da eleição, porque a totalização é a soma de todos esses boletins”, explicou.

A votação termina às 17h, mas eleitores que já estiverem na fila nesse horário ainda poderão votar.

(OBemdito, com Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Luiz Fernando

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.