Circuito de Inclusão reúne entidades e serviços para pessoas com deficiência em Umuarama
Entidades, órgãos públicos, profissionais, familiares e pessoas com deficiência participaram do 1º Circuito de Inclusão de Umuarama. O encontro ocorreu no final de setembro, na sede da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu).
Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cmdpd), o evento apresentou serviços disponíveis para a população. A iniciativa também criou um espaço para diálogo sobre direitos, acessibilidade e inclusão.
A programação reuniu instituições que atuam diretamente com pessoas com deficiência. O objetivo foi aproximar a comunidade dos serviços de atendimento e das políticas públicas disponíveis no município.

Evento reuniu entidades e órgãos públicos
A programação começou com uma apresentação musical em Libras realizada pela Assumu. Na sequência, o presidente do Cmdpd, Renato de Lima Cardoso, fez a abertura oficial do circuito.
A Defensoria Pública do Paraná, representada pela defensora pública Rebecca Victória Lima, apresentou informações relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência. O conteúdo abordou questões ligadas ao acesso à Justiça e à garantia de direitos.
Também participaram da mostra representantes da Secretaria Municipal da Fazenda, da Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região (AMA) e da Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama (Adefiu).
A Assumu também apresentou suas ações durante o evento. Depois das exposições, um debate permitiu que o público fizesse perguntas e apresentasse sugestões.

Serviços foram apresentados ao público
A programação incluiu ainda uma apresentação de Oséias Silva dos Santos, conselheiro do Cmdpd e usuário da Apadevi. A atividade integrou a programação voltada à participação das pessoas com deficiência.
A mostra também apresentou serviços da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A diversidade de instituições permitiu reunir, em um mesmo espaço, informações sobre atendimento, assistência, educação, saúde e defesa de direitos. O encontro também abriu espaço para relatos sobre as dificuldades enfrentadas diariamente.

Inclusão envolve participação da sociedade
O debate colocou em evidência a necessidade de ampliar o acesso à informação e aos serviços destinados às pessoas com deficiência. A proposta também busca fortalecer a participação desse público na construção das políticas municipais.
Participaram ainda do evento o promotor público Marcos Antonio de Souza e o procurador da Procuradoria do Trabalho no Município, André Vinicius Melatti.
A presença de representantes de diferentes áreas reforçou a discussão sobre direitos e atendimento. O circuito também destacou a importância da articulação entre poder público, entidades, famílias e sociedade.
O CMDPD avalia que o primeiro circuito pode dar origem a uma série de novos encontros. A proposta é manter espaços de informação, diálogo e divulgação dos serviços disponíveis.
A iniciativa também busca contribuir para uma cidade mais acessível. A expectativa é ampliar o conhecimento da população sobre os direitos e os mecanismos de atendimento às pessoas com deficiência.


Fotos: Prefeitura de Umuarama
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.





