Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Vítima de desabamento em Umuarama segue na UTI, com monitoramento contínuo

OBemdito
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 30 de setembro de 2026 às 14h06 - Modificado em 30 de setembro de 2026 às 14h11

O homem vítima de desabamento de uma estrutura durante o temporal de terça-feira (29) em Umuarama segue na UTI, com monitoramento contínuo. O contador João Paulo Siqueira dos Santos, de 41 anos, está internado no Hospital Nossa Senhora Aparecida.

Ele foi atingido pela estrutura na área esportiva do Harmonia Clube de Campo. O advogado Rafael Paião, que também jogava tênis no local, acabou falecendo em virtude dos ferimentos causados pelo desabamento.

Nesta quarta-feira (30), OBemdito apurou com a enfermeira Maria Aglair que o estado de saúde de João Paulo ainda é delicado, mas é considerado estável. Ele está bastante abalado pela situação.

Leia também: Vídeo: imagens de drone revelam destruição após morte em quadra de tênis em Umuarama.

A vítima teve fraturas de vários arcos costais e fratura da clavícula direta. A equipe médica precisou colocar um dreno de tórax, em hemi-tórax esquerdo. Ele continua em leito de UTI, com monitoramento contínuo e recebe acompanhamento das equipes de ortopedia, de cirurgia geral e de cirurgia torácica. A princípio, está estável hemodinâmicamente, consciente e orientado.

Tragédia no temporal

João Paulo foi uma das duas vítimas atingidas durante o temporal que provocou o colapso da estrutura de uma quadra coberta do clube Harmonia. A outra vítima, o advogado Rafael Paião, morreu no local.

Leia também: Homem morre atingido por muro de quadra de tênis durante temporal em Umuarama

Segundo o tenente Augusto Malheiros, do Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram à área esportiva encontraram a estrutura da quadra colapsada. João Paulo já havia sido retirado do ponto onde ocorreu o desabamento e levado para uma área segura.

Rafael Paião foi encontrado caído ao lado da quadra. Conforme o Corpo de Bombeiros, um muro atingiu o advogado, provocando fraturas graves no tórax e na face. “Fizemos as manobras de socorro necessárias, mas não conseguimos salvar a vida da vítima”, relatou Malheiros. Uma equipe do Samu também participou do atendimento.

Outras pessoas praticavam atividades físicas no Harmonia Clube de Campo no momento do temporal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a estrutura da quadra ficou totalmente comprometida e a área apresenta risco de novos desabamentos. A área está interditada.

A Polícia Civil de Umuarama instaurou inquérito para apurar as causas do desabamento. O Harmonia Clube de Campo divulgou nota de pesar lamentando a fatalidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.