Umuarama

Emoção no adeus a Maria Pellarigo: ‘Na minha vida só ganhei medalhas de ouro’

O corpo da professora aposentada de Umuarama, Maria Pellarigo, foi sepultado às 15h deste domingo (20), sob forte comoção e homenagens. O cerimonial de despedida da pioneira foi marcado pelas músicas de que ela mais gostava e também pelo resgate de um vídeo em que ela narra sua própria existência.

“Nas Olimpíadas da vida, eu só ganhei medalhas de ouro”, disse ela em um trecho da gravação, que marcou seus 70 anos. O vídeo também foi enviado para familiares e amigos, que tanto admiravam a garra e o jeito alegre de ser de dona Maria do Kaskata, como era carinhosamente chamada pelas pessoas mais próximas.

Em Umuarama, a professora foi secretária municipal de Educação, na gestão de Antonio Romero Filho. Ela também uma das cadeiras da Academia Umuaramense de Letras. O prefeito Fernando Scanavaca decretou luto oficial de três pela perda da ex-servidora municipal.

Leia também: Umuarama decreta luto oficial pela morte da pioneira Maria Pelarigo

Maria Pellarigo foi sepultada em Sinop, no Mato Grosso do Sul, onde estava morando nos últimos anos. Ela faleceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após uma infecção generalizada. Estava a poucos dias de completar 86 anos de idade.

No vídeo de 16 anos atrás, dona Maria enaltece a alegria de viver. Descreve a conquista do casamento, da chegada dos filhos e do convívio entre amigos. Diz que cada uma das rugas que marcam seu rosto são troféus, que somente quem existe pode celebrar.

Também fala das quedas. “Nas olimpíadas da minha vida, também caía e ficava no chão. Mas com muita garra, determinação e muita fé, levantava e seguia, até atingir o final. Desistir, jamais”.

Redação

Recent Posts

Tsunami meteorológico faz mar avançar sobre praias e assusta pescadores em SC; VÍDEO

Vídeos registrados no Litoral Sul de Santa Catarina mostram a força com que o mar…

19 minutos ago

Osmar Serraglio reforça rede de apoio à candidatura de Darlan Scalco a deputado federal

A candidatura de Darlan Scalco a deputado federal vem ganhando força em Umuarama e região…

29 minutos ago

Anvisa determina recolhimento de suplementos alimentares da marca Eleve

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de todos os suplementos alimentares…

1 hora ago

Carga pesada! Polícia apreende mais de 150 kg de maconha em carretinha puxada por moto

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do Paraná, e o Núcleo…

1 hora ago

IML pede ajuda para identificar vítimas carbonizadas em acidente na PR-317

O Instituto Médico Legal (IML) de Maringá tenta identificar duas das três pessoas que morreram…

2 horas ago

Noroeste Futsal encerra participação no Estadual com sentimento de gratidão e orgulho

O Noroeste Futsal se despediu no último sábado (19) do Campeonato Paranaense - Série Bronze…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais