Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Chuva chega forte a Umuarama e previsão aponta tempo instável até domingo

Umuarama registra chuva forte desde a madrugada desta quinta-feira. Simepar prevê chuva até domingo, rajadas de vento e risco de tempestades no Paraná - Foto: Danilo Martins/OBemdito
OBemdito
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 10 de setembro de 2026 às 08h53 - Modificado em 10 de setembro de 2026 às 09h33

Umuarama registra chuva forte desde a madrugada desta quinta-feira (10). A previsão do Simepar indica 33,2 milímetros de chuva ao longo do dia. As temperaturas devem variar pouco devido à presença de muitas nuvens e à ocorrência de precipitações.

Os termômetros devem marcar mínima de 20°C e máxima de 25°C. O Simepar também prevê rajadas de vento de até 58 km/h durante esta quinta-feira. A instabilidade deve continuar nos próximos dias, com previsão de chuva até domingo.

Na sexta-feira (11), a previsão aponta 16,2 milímetros de chuva em Umuarama. A temperatura mínima deve ficar em 21°C, enquanto a máxima pode chegar a 30°C. As rajadas de vento podem atingir 68 km/h.

No sábado (12), o Simepar prevê 23,3 milímetros de chuva. A temperatura deve variar entre 19°C e 23°C. As rajadas de vento podem alcançar 29 km/h durante o dia.

Já no domingo (13), a previsão indica 24,2 milímetros de chuva em Umuarama. Os termômetros devem registrar mínima de 16°C e máxima de 21°C. O vento pode atingir rajadas de até 29 km/h.

Leia também: Tempo severo pode provocar tornados, granizo e ventos acima de 90 km/h no Paraná

Chuva forte atinge o Paraná

A instabilidade também predomina em todo o Paraná nesta quinta-feira. As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de tempestades em todas as regiões do Estado.

O ambiente apresenta maior potencial para tempestades intensas nas regiões Oeste e Norte. O Simepar também destaca a possibilidade de elevados acumulados de chuva em diferentes áreas do Paraná.

Os volumes podem superar 50 milímetros em todas as regiões do Estado. Em áreas do Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, regiões centrais e Norte, os acumulados podem se aproximar de 100 milímetros.

A presença de muitas nuvens e a ocorrência de chuva devem limitar a variação das temperaturas ao longo desta quinta-feira. Por isso, o tempo permanece mais ameno em várias regiões.

Leia também: Defesa Civil do Paraná alerta para tempestades na região de Umuarama

Previsão indica risco de tempestades na sexta-feira

Para sexta-feira, o Simepar chama atenção para uma mudança nas condições atmosféricas. A formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul deve influenciar o tempo no Paraná.

O avanço de uma frente fria pelo Sul do país também deve contribuir para o aumento da instabilidade. Segundo o Simepar, o cenário ficará altamente favorável à formação de tempestades supercelulares no Paraná.

Além do potencial elevado para ocorrência de tempo severo, a previsão indica acumulados expressivos de chuva. A população deve acompanhar as atualizações das condições meteorológicas ao longo dos próximos dias.

Fonte: Simepar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.